sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Rio do Sul se prepara para a Semana da Pátria

Para comemorar os 193 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de Rio do Sul, por meio da Secretaria de Educação, organizou uma programação para toda a semana. A abertura da Semana da Pátria será na terça-feira (1º de setembro), no Paço Municipal. O hasteamento das bandeiras será acompanhado pelo coral da Escola Modelo Ella Kurth, que cantará o hino de Rio do Sul.

Para retratar o dia em que às margens do Ipiranga o príncipe regente do Brasil, Dom Pedro I, declarou a independência do Brasil, que era uma colônia portuguesa, criando um país independente, os alunos da Educação Infantil do Centro Educacional Sebastião Back, vão encenar o Teatro da Independência. Os alunos do Centro de Educação Infantil Ilse Soldatelli homenagearão a Pátria com a música “Eu te amo meu Brasil” e uma apresentação da banda que faz parte do projeto “Música e dança para todos. Corpo, mente e emoção”.

Durante a semana a programação segue com atos cívicos na Escola Recanto Alegre (Apae), na quarta-feira (2); Colégio Sinodal Ruy Barbosa, na quinta-feira (3); Escola Adventista, na sexta-feira (4). No sábado (5), a programação envolve toda a comunidade em frente a Prefeitura, a partir das 8h. O ato cívico contará com a declamação do poema “A pátria”, feita pela aluna Gracielle Heidore Duarte, do Centro Educacional Willy Schleumer, e da aluna Heloísa Bianca Zimmermann, do Centro Educacional Roberto Machado, vencedora da etapa estadual do concurso de oratória. No dia 6 de setembro, o Grupo Escoteiro Mafeking fica responsável pela homenagem à pátria.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Escolas de Rio do Sul terão acesso ao Google Sala de aula

Daqui alguns dias, os pais de estudantes da rede municipal de ensino de Rio do Sul terão motivos para incentivar os filhos a usar mais o celular e o computador. É que de qualquer lugar eles estarão conectados com os professores e colegas no Google Sala de Aula.

A ferramenta faz parte da plataforma Google for Education que está sendo implantada no município. Ela permite que o professor crie um ambiente virtual em que poderá se comunicar com toda a turma ao mesmo tempo, ao postar tarefas e avisos, estipular prazos para o cumprimento dos trabalhos e informar a nota de avaliação. A cada postagem do professor, o aluno recebe um aviso por e-mail e se não cumprir o prazo também é informado quanto ao atraso.

Feira do Livro de Rio do Sul divulga atrações

Serão seis dias para renovar a estante de livros e aproveitar as atividades de música, cinema, teatro, contação de história e palestras. De 8 a 13 de setembro, Rio do Sul promove mais uma edição da Feira do Livro, no Parque Universitário Unidavi. As escolas do Alto Vale podem agendar a visitação ao evento a partir de quinta-feira, dia 27, pelo (47) 3521 7702. As atividades de formação têm inscrição pelo: www.feiradolivrorsl.com, onde está disponível a programação completa.    


A Prefeitura e a Fundação Cultural prepararam um evento diversificado, gratuito e que este ano é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/Governo Federal. Uma das atrações é o escritor Luis Fernando Verissimo, que fará um bate-papo literário mediado pelo escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder. Verissimo também subirá ao Palco Titio Karam, um espaço diferente que fica embaixo da Ponte Curt Hering, para tocar saxofone com sua banda, a Jazz 6.  

10 ideias para você e seu filho agirem em prol do planeta

A palavra "sustentabilidade" está na moda, mas pouca gente entende seu significado e importância. O tema envolve questões ambientais, sociais, culturais, econômicas e muito mais. Quando tratamos da defesa da natureza estamos falando de uma parte apenas da questão. Mas ela não deixa de ser relevante - principalmente quando boa parte da população vive em cidades industrializadas, distante de grandes áreas verdes e animais silvestres.

Tenha em mente que tudo no planeta é interligado. Todos nós dependemos de ambientes naturais saudáveis para sobreviver. São eles que garantem, por exemplo, água e ar de qualidade, parte dos alimentos e dos princípios ativos de muitos medicamentos, além de matérias-primas como madeira e minérios. Mas estão sendo destruídos em ritmo acelerado por conta da população humana urbana, que cresce consumindo recursos naturais de maneira predatória - impedindo a natureza de repor seus recursos e privando a atual e as futuras gerações de terem qualidade de vida.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Teatro desperta o interesse das crianças pela leitura

Em turnê com a peça Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História, grupo Teatrando Por Aí, de Florianópolis, faz 36 apresentações teatrais gratuitas em escolas públicas de Santa Catarina de 24 de agosto a 11 de setembro

As crianças de Tecnópolis vivem entretidas com aplicativos e mídias eletrônicas e há quem nunca tenha aberto um livro na vida. Tecnópolis é uma cidade imaginária, criada pelo grupo Teatrando Por Aí para dar vida a Maurinho, mas seu universo ficcional é concreto e bastante atual. Em turnê a partir de 24 de agosto, Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História chega a escolas públicas de sete cidades de Santa Catarina - Lontras, Ibirama, Apiúna, Rio do Sul, Lages, Criciúma e Tubarão, em um total de 36 apresentações. A turnê conta com o patrocínio da SCGÁS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e é voltada para crianças de cinco a 10 anos de idade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Aqui na SME, o dia é de alegria pra nós!

Recebemos a visita da sra. Marlene Vilani, diretora do CEI Shirley Dolores Sedrez, que veio compartilhar sua energia, sua história e até mesmo sua vitória sobre um tratamento de saúde recentemente superado.


Pessoa admirável, guerreira e corajosa. Um exemplo de vida, de superação, amor e fé! Isso confirma que Deus nunca desampara aqueles que nele confiam.


Parabéns!

Ação voluntária quer deixar Rio do Sul Mais Bonita

Com objetivo de inibir a prática do vandalismo, o que resulta em prejuízos aos bolsos dos contribuintes já que os danos gerados ao patrimônio público são pagos com recursos do município de Rio do Sul, um grupo de voluntários realiza neste sábado, a partir das 14h, no Parque Municipal Harry Hobus, mais uma ação do Programa Eu Faço Minha Cidade Melhor.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Conhecimento que gera mudanças sociais

Rede Municipal de Rio do Sul terá cinco representantes na etapa estadual da Feria de Matemática e colhe frutos que vão além das notas no boletim


Cinco trabalhos da rede municipal de ensino de Rio do Sul foram indicados para participar da etapa estadual da Feira Regional de Matemática. Além destes, onze obtiveram destaque no evento e também na 8ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia, realizada ontem, e outros quatro receberam menções honrosas.

Estes resultados vão além de uma apresentação; como a maioria dos 74 projetos teve origem em algum problema que os alunos enfrentam no meio em que estão inseridos, alguns promoveram mudanças sociais. É o caso do “Menos é Mais: Redução do Desperdício na Alimentação”, desenvolvido por alunos da Escola Modelo Ella Kurth, de Rio do Sul.

Crianças do CEI Déa Bornhausen vão à Feira de Matemática


Nesta segunda-feira, 17 de agosto, as crianças do CEI Déa Bornhausen tiveram um dia pra lá de especial, visitaram a Feira Regional de Matemática e de Ciências e Tecnologia, que aconteceu na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha, em Rio do Sul.

Definida programação da Semana da Pátria em Rio do Sul

As comemorações alusivas à Semana da Pátria e o Desfile Cívico em Rio do Sul já estão com a programação definida. 
As homenagens aos 193 anos da Independência do Brasil começam no dia 1° de setembro com atividades realizadas pelos funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir das 8h no Paço Municipal. 

Os Atos Cívicos continuam entre os dias 2 a 6 de setembro em escolas e entidades, sempre às 8h, com programação aberta para a comunidade. E no dia 7 de setembro, Dia da Independência, a solenidade de abertura do desfile cívico começa às 9h, no palanque oficial que será instalado na alameda Aristiliano Ramos, no Centro, nas imediações do número 813. 

O desfile terá 40 pelotões participantes entre escolas, entidades civis e militares, clubes e agremiações.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Momentos da premiação: Trabalhos na condição de destaque e menção honrosa

Parabéns a todos os expositores, orientadores, comunidade escolar, organizadores e visitantes da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciência e Tecnologia.




E continua nossos registros das visitas realizadas aos estandes da Feira



Registros dos estandes da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, que acontece na Escola Modelo Ella Kurth, no bairro Rainha, em Rio do Sul.



Abertura da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia

Na manhã desta segunda-feira, 17, aconteceu a abertura da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) através da Gerência Regional de Educação (GERED) e Instituto Federal Catarinense, conta com parceiros como a Secretaria de Educação do Município de Rio do Sul. Durante a feira os visitantes poderão apreciar 74 trabalhos, destes, 20 são da rede municipal de ensino. 




domingo, 16 de agosto de 2015

Rio do Sul inaugura quadra coberta com a expectativa de melhorar outros espaços esportivos

Apesar das dificuldades, sol e chuva, nunca foram um empecilho para os alunos do Centro Educacional Roberto Machado, terem aulas de educação física, mas a partir da inauguração da quadra coberta, que ocorreu no sábado, as condições das aulas vão melhorar muito. Eles já planejam participar de competições, agora que têm um lugar adequado para treinar. O novo espaço, construído pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Rio do Sul, contou com um investimento total de R$ 510 mil, com recursos do governo federal, a quadra coberta tem arquibancada, alambrado, banheiros e espaço poliesportivo.

A professora de educação física, Elisiana Knopf, que há 16 anos trabalha na escola, conta que os alunos estão muito animados com o novo espaço. A ansiedade era tanta, que ao final da solenidade de entrega da obra, foi preciso liberar a quadra e bola para a que eles inaugurassem de fato o espaço poliesportivo. “Nossos alunos, sempre usaram o espaço destinado a quadra, mesmo quando o piso apresentava falhas, agora vai melhorar muito, vamos aproveitar este espaço”, disse a professora de Educação Física, Elisiana Knopf.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Evento tem transformado o ensino da matemática

Despertar o interesse pela aprendizagem da matemática e promover a pesquisa científica para inovação curricular são alguns dos objetivos da 19ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, que a Escola Modelo Ella Kurth sediará na segunda-feira, 17 de agosto. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) através da Gerência Regional de Educação (GERED) e Instituto Federal Catarinense, conta com parceiros como a Secretaria de Educação do Município de Rio do Sul.

Durante a feira os visitantes poderão apreciar 74 trabalhos, destes, 20 são da rede municipal de ensino. Segundo a coordenadora pedagógica, Ângela Cristina Hammann, o estímulo ao aprendizado da matemática inicia logo cedo. “Esse processo inicia na educação infantil em que as professoras desenvolvem um trabalho de estimulação. Empenho que obteve, inclusive, destaque na etapa nacional da feira”, conta. Isso porque, durante a Feira Regional, avaliadores ligados à área, indicam participantes para a feira estadual. Os destaques, dessa outra fase, vão para a etapa nacional.

Inauguração de nova quadra coberta em escola do Progresso será no sábado

A inauguração da nova quadra coberta do Centro Educacional Roberto Machado, no bairro Progresso em Rio do Sul será no sábado (15), a partir das 11h, durante uma comemoração promovida pela direção e da Associação de Pais e Professores (APP), da escola durante todo o dia.


A nova quadra é como um mini ginásio com arquibancada, alambrado, banheiros e espaço poliesportivo. A diretora da entidade, Cristiani da Silva, comemora que o novo espaço é mais moderno do que a área antiga onde eram realizadas as aulas de educação física. “Agora temos um espaço adequado para diversas atividades, inclusive pedagógicas. E principalmente, quando chovia, as aulas de educação física eram realizadas na área coberta, o que atrapalhava o andamento da escola”.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Rio do Sul prepara dia D contra a poliomielite


Mais de 3,5 mil crianças devem ser vacinadas contra a poliomielite em Rio do Sul. Esse número corresponde a 95% das crianças que residem no município, na faixa etária entre seis meses e menores de cinco anos. O dia de mobilização nacional das campanhas contra a poliomielite e multivacinação para atualização do Esquema Vacinal, será no sábado, 15 de agosto, das 8h às 17h.

Em Rio do Sul, além da Policlínica de Referência Regional, outros cinco postos de saúde oferecerão a vacina: Santana, Budag, Bremer, Fundo Canoas e Santa Rita. Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e vai até 31 de agosto de 2015. "Apesar de estarmos no 26º ano sem a doença no país, as campanhas não podem parar, porque a doença pode ser reintroduzida no país através de visitantes de fora. Além disso, nem todos os municípios conseguem ter a mesma cobertura vacinal e para manter elevadas as coberturas vacinais. Não se pode parar com a vacinação", diz a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosane Gandin da Rosa. É preciso levar a carteirinha de vacinação, para verificação do esquema vacinal.

Com muito carinho para um amigo querido

                                       Maurício,

Estar trabalhando com você diariamente foi uma experiência maravilhosa. A partir de agora, todos os momentos passam a ser diferentes. Sua falta será sentida por todos nós aqui da SME. Sua forma de ser, seu trato com todos e seu jeito serão sempre recordados com imensa saudade. Guardaremos histórias engraçadas e momentos únicos de companheirismo. Lembraremos todas as vitórias que conseguimos juntos. Nunca esqueceremos tudo o que fez por nós e, acima de tudo, sentiremos muitas saudades de você.

Claro que algumas oportunidades apenas surgem uma vez na vida e muitas vezes o sucesso está na diferença entre pegar ou largar. Por isso, entendemos os motivos que o levam a assumir outro trabalho, porque cada um deve procurar construir seu próprio caminho. Estamos torcendo para o seu sucesso nesse seu novo desafio profissional. De coração – tudo de bom para você. O sucesso andará sempre do seu lado. Toda a sorte do mundo.

Equipe SME

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Acróstico em homenagem ao dia do estudante

Homenagem da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de um acróstico* para você estudante da rede municipal de ensino. Parabéns!


Dedicado ao aprendizado, à compreensão ou ao conhecimento de algo.
Inconformado com as desigualdades e injustiças sociais.
Ativo na construção da história deste país.

Defende a educação pública, democrática e solidária.
Observa que as palavras devem transformar-se em ações no dia a dia.

Está interessado em conhecer pra aprender a viver.
Sentido da existência da escola.
Tem protagonismo.    
Une-se para reivindicar mudanças na escola e na educação.
Denuncia o que prejudica o ser humano e a natureza.
Aprende e também ensina por toda a vida.
Novas possibilidades cria.
Transforma a sala de aula em espaço de pesquisa e criação.
Esperança do presente e futuro do Brasil!

*Composição em verso, cuja letras iniciais, centrais ou finais, lidas na vertical formam uma ou mais palavras. SARAIVA JOVEM: Dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2010.

sábado, 8 de agosto de 2015

Feliz Dia dos Pais!

Parabéns a todos os pais, por orientar caminhos, feitos de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos! A equipe SME deseja que seu dia seja muito, muito feliz!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Professores de Rio do Sul recebem treinamento da Google

Os professores da rede municipal de ensino da Prefeitura de Rio do Sul estão participando de um treinamento ministrado pela QI Network, empresa licenciada pela Google, para a implantação do Google for Education. Rio do Sul é o primeiro município do País a contar com este avanço na rede municipal de ensino.

O Programa da Google voltado à educação foi criado há um ano e meio e está presente em mais de trinta países, ele é utilizado nas mais prestigiadas escolas e faculdades dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, três estados são pioneiros Santa Catarina, São Paulo e Amazonas. “Hoje quem domina as tecnologias tem o mundo em suas mãos. Nós queremos que nossos alunos tenham a capacidade de explorar o Programa Rio do Sul Digital ao máximo, a inclusão digital sem o foco na educação não tem o mesmo valor. Esta parceria com a Google dá aos nossos estudantes acesso as mesmas ferramentas usadas por alunos de países desenvolvidos, esperamos que todos aproveitem ao máximo”, afirma o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.

Nota de Pesar: Marisa Albino

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em nome de toda a comunidade escolar, vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento da professora Marisa Albino, lotada no Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soltadelli (Ceplas), que fica no bairro Barragem em Rio do Sul.

À família transmitimos nossas sinceras condolências e sentimentos de pesar pela partida de um ser humano tão especial, que construiu uma bonita história que jamais será esquecida por todos que conviveram com ela. Que Deus, com sua infinita bondade, possa confortar a todos pela grande perda.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nota de Pesar: Ervildo Fronza

A Secretaria Municipal de Educação (SME), comunica com pesar, o falecimento do Sr. Ervildo Fronza, pai da nossa querida amiga Marlise Fronza, servidora desta secretaria.

O corpo está sendo velado no Salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Itoupava, ao lado do CEI Cantinho do Amor, em Rio do Sul.

Aos familiares e amigos da Marlise, externamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus as suas bênçãos e o conforto aos familiares.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Parabéns aos aniversariantes do mês de Maio e Junho

A equipe da SME se reuniu hoje para parabenizar e entregar uma lembrança aos aniversariantes do mês de Maio e Junho: Fernanda (12/05), Emanuelle (21/05), Mauricio (25/05), Aline (29/05), Eliane (03/06), Elenir (10/06), Djanna (11/06), Rose (11/06), Cassia (26/06), Mª Cristina (26/06) e o Junior (30/06). Além do tradicional bolo, cantamos “Parabéns a você” com alegria e descontração.




terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura de Rio do Sul abre concurso público para 175 vagas

Já está disponível para consulta o edital de concurso público nº 2/2015 da prefeitura de Rio do Sul que oferece 175 vagas para 63 cargos, tanto para administração direta e indireta, assim como cadastro de reserva. É possível visualizar o conteúdo no site do departamento de Recursos Humanos da prefeitura de Rio do Sul (www.riodosul.sc.gov.br/rh), no banner “Concursos”. Ou ainda no site da empresa realizadora do concurso (www.clicksolucoesinteligentes.com.br).

As inscrições estarão abertas no período de 10 de agosto a à 10 de setembro, somente por meio de formulário eletrônico, encontrado no síte: www.click.listaeditais.com.br. É necessário pagar uma taxa que varia entre R$ 30, R$ 60 e R$ 90, dependendo do nível do cargo pretendido. O prazo final para pagamento do boleto é 11 de setembro.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SME participa do programa Saúde do Trabalhador

Visando o bem-estar dos colaboradores, a Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul (SME), participou, nesta segunda-feira (03), do programa Saúde do Trabalhador. A ação é desenvolvida no município através da Secretaria de Saúde, Unimed Alto Vale e Associação Comercial e Industrial (Acirs), e proporciona atendimento médico completo aos trabalhadores, além de serviços de prevenção e promoção em saúde.