quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA CELEBRANDO AS DIFERENÇAS  Secretaria Municipal de Educação
 IRRADIANDO ESSA IDÉIA

 " A escola inclusiva celebra a diversidade, responde a heterogeneidade, valoriza as diferenças e elogia a autonomia" ( José Pacheco)
 {...} “É de inclusão que se vive a vida. É na inclusão que os homens aprendem.” (Paulo Freire)

Viver a Inclusão é acreditar no educando. É privilegiar o desenvolvimento dos educandos e a superação dos limites intelectuais, motores ou sensoriais, visando especialmente, o acesso ao conhecimento, permitindo ao sujeito sair de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do próprio saber. É sensibilizar-se com suas habilidades e não com sua deficiência, priorizando suas potencialidades, respeitando suas limitações; propiciando autonomia, promovendo atividades diversificadas que contribuam nos aspectos cognitivo, afetivo e social no grupo em que ele esta inserido. A inclusão é um processo constante que precisa ser continuamente revisto. Em sua rotina educacional o educador deverá diversificar o processo de ensino- aprendizagem.

 
Na área Social – Participação e integração do educando, em todas as atividades e eventos da comunidade escolar, visando promover a sua sociabilização.

 
Área Afetiva- Democratizar as atividades e\ou dinâmicas que possibilitem a valorização ao educando no grupo em que está inserido, respeitando a diversidade e heterogeneidade; Apostar e acreditar no potencial almejando metas, considerando que motivação é a base do aprendizado. Envolver os aprendizandos do grupo com estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos educando, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola.

 
Área Cognitiva- Participação efetiva em todas as atividades propostas, sendo utilizados recursos dos mais variados, adaptando-os as necessidades dos educandos.
EJA - Inclusão de adultos/idosos nos mundo letrado
  • Os jogos e atividades lúdicas são recursos que contribuem e facilitam o processo de ensino-aprendizagem,
  • A Estimulação da área motora, enfatizando e explorando conceitos de lateralidade e psicomotricidade;
  • A Estimulação nas áreas: auditiva, visual, tátil, espaço-temporal;
  • Aquisição de conceitos;
  • Contemplando as múltiplas inteligências;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aquisição linguagem científica quando possível;
  • Delimitação e seqüencia.
Estas são algumas orientações para promover e contemplar a pratica pedagógica utilizada em uma aprendizagem significativa que possibilite o desenvolvimento global do educando e promovendo a democratização da educação inclusiva, oferecendo experiências de sucesso.

 
Lenice Werner Cristofolini dos Santos
Integradora da Educação Inclusiva
Chefe de Modalidades de Ensino

Elaine Patrícia Silva
Psicopedagoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário