O resultado foi considerado bastante positivo pela equipe da Secretaria de Educação, até porque o critério de reprovação dentro das escolas é estabelecido dentro dos conselhos de classe. “Não há interferências nos resultados e nem há cobrança para que isto ocorra. É uma diminuição natural que depende apenas do esforço do estudante e da equipe escolar”, avalia o diretor pedagógico da secretaria, Gilson Roberto da Silva.
Nas séries finais, que envolvem o 6º ao 9º ano, o índice de reprovação foi de 11,28%, resultado também abaixo do registrado nos dois anos anteriores (11,90 em 2009 e 14,29 em 2010). O diretor acredita que em médio prazo, os resultados em todo o ensino fundamental serão equivalentes.
“A medida que temos uma diminuição nos anos iniciais, teremos um efeito interessante nos próximos três ou quatro anos nas séries finais, e isso é fruto de uma série de fatores. Pode-se atribuir melhorias em todos os sentidos, como na qualidade do ensino, qualificação dos professores, na estrutura escolar, preparação dos estudantes e investimentos no ensino em período integral, por exemplo”, declarou o diretor pedagógico.
O índice geral, computados os dados das séries iniciais e finais foi o mais baixo em três anos, com 6,12% em 2011, frente a 9,10% em 2010 e 8,80% em 2009. “No geral, tivemos um avanço muito bom em 2011, e isso significa que estamos no caminho certo”, analisa Gilson.
O reflexo da diminuição do número de reprovações em 2011 poderá ser sentido através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que costuma ser divulgado de dois em dois anos no mês de julho pelo Ministério da Educação. É um compartilhamento de informações sobre a educação, como aprovação e a nota de cada escola na Prova Brasil, aplicada no ano passado em todo o país, incluindo Rio do Sul. Em 2010, o índice da capital do Alto Vale foi de 4,8 pontos, um ponto abaixo do recomendado pelo MEC.
--------------------------------------------------------------------------------
Clóvis Eduardo Cuco
Departamento de Comunicação – (47) 3531-1214
gab.imprensa01@riodosul.sc.gov.br
9-1-12
Nenhum comentário:
Postar um comentário