segunda-feira, 13 de julho de 2009

Secretaria Municipal de Educação promove capacitação na área de Alimentação Escolar



A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Alimentação Escolar, promoveu na última sexta-feira (10), às 14h, na Sala Magna da UNIDAVI, uma capacitação para Auxiliares de Serviços Gerais da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul.

Na ocasião foi apresentado o Projeto “Cardápio Regionalizado”, houve também a entrega dos novos uniformes para as Auxiliares de Serviços Gerais efetivas e ACT´s, além do repasse da Cartilha com a Instrução Normativa da Alimentação Escolar.


O prefeito municipal, Milton Hobus e o vice-prefeito, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba, falaram sobre essa importante iniciativa em criar uma identificação própria para a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino. Segundo eles esse é um grande passo para obtermos resultados futuros.


"Temos certeza que tanto o cardápio regionalizado, como a Instrução Normativa foram fruto de experiências e muito estudo por parte da equipe responsável pela alimentação escolar" comentou Hobus.

Outro convidado que compareceu ao evento foi o médico Jorge Teixeira. Ele que foi vice-prefeito na gestão anterior, salientou sobre o quanto um cardápio balanceado pode influenciar em bons resultados para a saúde de nossas crianças.

"É fato, os números mostram que a diminuição de internações, doenças e demais problemas com crianças são cada vez mais notórias. No próprio Hospital Regional, a ala de pediatria, que antes ocupava um andar do prédio, hoje ocupa menos da metade. Podemos dizer com propriedade que um dos grandes fatores desta feliz diminuição é o cuidado com a alimentação de nossas crianças" enfatizou Teixeira.

Segundo as idealizadoras do projeto, Alessandra Xavier de Liz, Josilene Rubia Murara e Fátima Tenfen, a criação desta normativa já era necessária para uma nova adequação do controle em torno da alimentção escolar.

“Precisamos conscientizar nossas profissionais pelos cuidados a serem tomados durante a manipulação de alimentos. Outro ponto preponderante no evento foi a explicação do cardápio regionalizado, na qual buscamos conhecer todos as diferenças entre cada comunidade para, só a partir de então, criarmos uma opção diferenciada e otimizada para cada região” comentou a nutricionista, Josilene.



A Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, apresenta as idealizadoras dos projetos


Para a Química de Alimentos, Alessandra Xavier de Liz, o processo de manuseio dos alimentos também é tão importante quanto o equilíbrio nutricional.

“Diversas contaminações ocorrem pelo simples fato de não ser feita uma assepsia correta das mãos. Essa cartilha vem para fornecer inúmeras informações para todas as profissionais da rede durante o manuseio dos alimentos” finaliza Alessandra.



O prefeito municipal Milton Hobus fez questão de fazer a entrega da Instrução Normativa e do uniformes para as servidoras




Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

Nenhum comentário:

Postar um comentário