quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CEPLAS Faz Conselho de Classe Diferente

O conselho de classe, geralmente, aponta os “alunos problemas” e suas dificuldades, quase não sobrando tempo para discutir estratégias de intervenção, ou seja, não se buscando soluções para os problemas levantados.


A equipe pedagógica insatisfeita com a forma com que os conselhos de classe vinham acontecendo, realizou no dia 17 de julho o conselho de classe do 2º bimestre de 1º ao 5º ano de forma diferente.


Com três semanas de antecedência os professores receberam textos de acordo com as dificuldades apresentadas no primeiro bimestre, além disso, preencheram uma ficha sobre as dificuldades específicas de cada aluno e também algumas questões sobre suas práticas de sala de aula.


No dia do conselho de classe, que teve a presença de 11 professores, cada professor teve aproximadamente 20 minutos para expor seu texto e, diante do que aprendeu, apresentar alternativas para uma nova prática pedagógica. Os temas apresentados foram:

 Inclusão de Crianças Especiais na Sala de Aula,
 As Novas Tecnologias e a Alfabetização,
 Alfabetização – Todos Podem Aprender,
 Ensinando Inglês para as Crianças: Um Desafio à Criatividade,
 Aprenda Matemática Jogando,
 Motivar seus Alunos: Sempre um Desafio Possível,
 A Importância da Educação Física Escolar e Dimensão Lúdica na Educação Física Escolar,
 Aprender Brincando: O Lúdico na Aprendizagem.


Houve troca de informações e de experiências. Alguns professores trouxeram materiais confeccionados por eles ou pelos alunos, tornando a apresentação mais enriquecedora. Houve a participação de todos, num clima de discussão e aprendizado.


A Diretora Fátima aprovou e acompanhou as mudanças propostas, parabenizando a iniciativa das profissionais Simone Cáceres Albino (Pedagoga) e Mariane Steffen (Psicóloga). A diretora ainda ressaltou a importância de ter uma equipe de professores dedicada, competente, que se empenhou na realização da nova proposta de conselho de classe.

Alguns relatos de professores no conselho de classe:

“Dos 23 anos de sala de aula é a primeira vez que recebo um aluno deficiente, é um desafio e um aprendizado a cada dia”, professora Maria de Lurdes - 4º ano.

“Com os alunos menores, principalmente os de 1º ano, tenho trabalhado com o conhecimento das teclas do computador, coordenação com o mouse, exercícios de memória e de lógica”, professor Otávio - informática.

“Iniciei meu trabalho com jogos, tudo envolvendo aprendizagem: bingo de letras, sílabas e palavras, bingo de cálculo, jogo da forca”. A professora Iraci do 2º ano trabalha com o Projeto do Circo e todas as disciplinas são relacionadas com o projeto, por exemplo, em ciências trabalhou com experiências e truques.

“Com jogos o aluno aprende sem perceber. Muitas vezes o professor se rende ao conteúdo e esquece de se utilizar de outros meios. É importante trabalhar a matemática de forma prazerosa, sem ser chata ou maçante”, professora Adriana - 3º ano.

“A motivação do aluno é um problema na educação, muitos alunos ainda não encontraram um motivo para aprender. O professor não pode nunca desistir de motivar os seus alunos. As tarefas precisam ser desafiadoras. A professora passou algumas das dicas de seu texto, como, andar pela sala, fazer mistério, chuvas de idéia, levante todos que estão com brinco, fichas de resumo, cartões de resposta”, professora Maris - 5º ano.

“O lúdico não é o brincar como passatempo, mas como instrumento para desenvolver a criança integralmente. É importante que os professores saiam do comodismo, que abandonem certos padrões. Mais importante do que a atividade é como a atividade vai ser orientada, como a criança vai vivenciar esta atividade. Na brincadeira as crianças arriscam, criam autoconfiança e autonomia”. Nas aulas das professoras Jacira e Vanessa do 1º ano o lúdico é usado para iniciar ou finalizar um conteúdo, ou para criar um momento diferenciado durante a transmissão dos mesmos.

2 comentários:

  1. existe a possibilidade de vcs me enviarem um modelo das fichas que deram aos professores?
    meu email é rile@bol.com.br
    aguardo e agradeço

    Marilene

    ResponderExcluir
  2. gostaria muito de utilizar esta metodologia na escola em que trabalho, é possivel enviar a ficha para meu email? aguardo e desde ja agradeço.

    e-mail = jhesthiene@yahoo.com.br ou caratiene@hotmail.com
    Jéssica Oliveira

    ResponderExcluir