quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Linguagem/Letramento na Escola Modelo I

No dia 13 de agosto, no período vespertino, aconteceu na Escola Modelo I a demonstração das atividades desenvolvidas na Atividade Curricular Complementar de Linguagem/Letramento 1° ano a 4ª série. Estavam presentes estudantes e professores de 1° ano a 4ª série bem

como pedagogos e Direção.

Essas atividades fazem parte do projeto Jogar Aprendendo: Ludicidade e Letramento elaborado pelas professoras Franciane Teresinha Bona e Valdirene Conzatti Melverstet.

A Linguagem/Letramento está diretamente relacionado ao ensino da leitura e escrita: algumas pessoas até podem ser alfabetizadas - aprendem a ler e escrever, mas não necessariamente incorporam a prática da leitura e da escrita. É preciso, então, considerar que apesar de conceitos distintos a alfabetização é uma etapa do letramento.

A aplicação de jogos no processo de letramento foi uma forma que as professoras encontraram de possibilitar a aproximação dos usos e funções da leitura e escrita no cotidiano do estudante numa aprendizagem significativa. Com isso, além de conseguirem a participação efetiva das crianças nas aulas, os jogos proporcionam o aprender de forma prazerosa, sem contar que desenvolvem o raciocínio e de forma descontraída e espontânea os estudantes constroem um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo (matéria escrita pela Professora Franciane Teresinha Bona).



Adriana Bonaldo
Secretaria Municipal de Educação
edu.escolamodelo@riodosul.sc.gov.br
47-35311100

Um comentário:

  1. A Proposta é fantástica, somente com ações educativas e inovadoras como a da Linguagem/Letramento, estaremos educando nosso aluno para vida.

    ResponderExcluir