sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Seminário Pedagógico

A Necessidade de Empreender e a Arte de Inovar na Educação

        Nesta quarte-feira, durante todo  o dia aconteceu o I Seminário Pedagógico, com a participação intensa de cerca de 500 professores e demais funcionários da Educação. O evento foi realizado com o apoio de todos os funcionários da Secretaria Municipal, que não mediram esforços para que todos estivessem a vontade, proporcionando um ambiente organizado e agradável.
                                                                                  Parte da equipe SME
       
        Cada palestrante soube envolver os ouvintes, discutindo sobre temas atuais e direcionados ao modelo de educação empreendedora. Entre eles Fernando Dolabela, criador dos maiores programas de Ensino Empreendedor no Brasil.
        "O professor deve levar o aluno a realizar seu sonho. Fazer indagações como: quem sou eu? Onde estou? Onde quero chegar? Qual é o meu sonho? E trabalhar em cima disso, com soluções que sejam a nossa cara, o nosso jeito, os nossos valores". Diz fernando.
Comentou ainda que o Brasil não investe neste novo sentido de educação, e que Rio do Sul está a frente, no caminho certo. A educação deve ser voltada para a criação do novo, e não apenas para estudos que façam ter um emprego público. O que falta é isso!
       Comparou o sistema empreendedor como o relacionamento de um casal: "A partir do momento que se conhecem, só o futuro é que importa". Isso é ser empreendedor. Inovar, caminhar em busca do novo, crescer e fazer com que o passado fique no passado e passe a criar sempre.

       
         Depois do almoço, conversou com os professores, a palestrante Dulce Magalhães. Dinamismo e alto astral foi o que esta educadora, pesquisadora e escritora, passou a todos. Com o tema Mudar o Mundo, também ressaltando o novo, a criação.
"O que vivemos é uma realidade através das nossas ideias, do nosso mundo interior. Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. Para mudar o mundo precisamos mudar nosso olhar e criarmos uma outra realidade".

         Após o coffee break, Sandra Lenara Nunes de Carvalho do Paraná e Renilda Aparecida Costa de Liz fecharam a tarde de palestras. Sandra explicou como trabalhar a Interdisciplinaridade nas escolas, em união com os professores e direção: a união de duas ou mais disciplinas, fazendo uma relação entre si, um cruzamento de atividades. Renilda trabalhou as diferenças étnicas raciais, abordando toda história até como acabar com os preconceitos.


Dinâmica em grupo

Além das palestras, os professores receberam um Kit que continha um carderno, uma agenda e uma bolsa. O profissional sendo valorizado no início da trajetória do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário