sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bilioteca do Educador

LEIA, APRENDA, DIVIRTA-SE, ENCANTE-SE!!!

Entra hoje em funcionamento a Biblioteca do Educador, disponibilizando aos profissionais da rede Municipal de Ensino, acervo atualizado de obras de referência como livros, enciclopédias, dicionários, além de conteúdo digital quepoderá ser acessado através de oito computadores.

Toda semana, a biblioteca trará dicas, referências, curiosidades sobre o mundo dos livros. Assim como esta abaixo:


VOCÊ SABIA QUE:


Maldições - No tempo dos manuscritos, era costume escrever pragas nos livros, amaldiçoando quem os furtasse. Algumas delas estão disponíveis no site http://www.ramsaybooks.com/littera/curses.html . Segue um trecho:

"A quem furtar um livro desta biblioteca, que se transforme em uma serpente suas mãos e o subjulgue, que seja atacado por paralisia e todos os seus membros sejam amaldiçoados. Que agonize em dor, gritando perdão. Que não haja descanso para sua agonia, até que se afunde na dissolução. Que os bichos de livros roam suas entranhas..."


Itinerante - A primeira biblioteca "circulante" do mundo (fonte: Adlibs, junho 1990) é do vizir persa Abdul Kassem Ismail (938-995), que viajava com 400 camelos que carregavam os 117.000 volumes de sua biblioteca para onde quer que ele fosse. Os animais eram treinados para andar de forma que os livros estivessem sempre em ordem alfabética.


Padroeiro - São Jerônimo é o padroeiro dos bibliotecários. Além de ávido leitor, possuía uma memória prodigiosa e dominava vários idiomas. Sua biblioteca pessoal era considerada a mais importante da Roma antiga. Foi escolhido pelo papa Damásio para fazer a tradução do Novo Testamento - do grego para o latim -, e do seu trabalho originaram-se todas as traduções em línguas românicas do texto sagrado. Em 30 de setembro, comemora-se seu dia.


Fonte: http://www.nlnp.net/






Nenhum comentário:

Postar um comentário