quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

23 de abril - Dia Internacional do Livro


Tudo está na palavra. Idéia inteira muda porque uma palavra muda de lugar ou porque outra se sentou como rainha dentro de uma frase que não a esperava e que obedeceu. Levaram o ouro e nos deixaram o ouro. Levaram tudo e nos deixaram tudo. Deixaram-nos as palavras.
Confesso que vivi.

Pablo Neruda

O livro dá-nos muito mais do que nos apercebemos; é um mundo de palavras e imagens que nos fazem viajar.

Existem vários tipos de livros: ciêntificos, religiosos, didácticos, de entretenimento; todos eles têm a sua importância, todos nos proporcionam saberes. Os livros são o registo escrito, do que existe à nossa volta (como se pode ver nos livros sobre a natureza e fotografia), do que a nossa imaginação é capaz de produzir (o que se verifica nos romances, nos policiais, nos livros de terror), das nossas vidas como é o caso das biografias.

Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!


 Dia 23 de abril, o mundo inteiro celebra o Dia do Livro... Escolas se movimentam para homenagear este amigi tão cúnplice, íntimo...


VEJA COMO SURGIU ESTE DIA:


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.


 
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.


IMPRIMA ESTAS ATIVIDADES....APROVEITE....




  


























Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário