Ciclos de Aprendizagem: uma porta aberta para a alfabetização
(...) por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa. Essa criança que pensa não pode ser reduzida a um par de olhos, de ouvidos, e uma mão que pega o lápis. Ela pensa o propósito da língua escrita. O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende.
(Ferreiro. 1985, p. 68)
CEPLAS
A Secretaria Municipal de Educação através da Coordenadora dos Ciclos de aprendizagem, Lucéia Schäffer e o Diretor de Ensino, Gilson Roberto da Silva, está realizando Reuniões com os 12 Centros Educacionais que possuem as séries iniciais.
As reuniões têm o objetivo de esclarecer aos pais a funcionalidade dos Ciclos, proposta que a Rede Municipal de Ensino adotou em 2008.
Os anos iniciais que correspondem do 1º ao 5º ano, foram organizados em dois Ciclos, conforme garantido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O Ciclo de Alfabetização atende as crianças do 1º ao 3º ano, com idade entre 06 e 08 anos e o Ciclo Complementar de Aprendizagem, que atende as crianças do 4º e 5º ano, com idade de 09 e 10 anos. Os dois Ciclos formam os Ciclos de Aprendizagem.
CEI Ulrich Hübsch
Segundo Lucéia Schäffer, o objetivo dos Ciclos de Aprendizagem é oportunizar aos educandos um tempo maior para apropriar-se da leitura e da escrita, tornando-se alfabetizados e letrados ainda nos três primeiros anos de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário