quinta-feira, 22 de julho de 2010

Congresso de Educação

A EDUCAÇÃO QUE DESEJAMOS: NOVOS DESAFIOS E COMO CHEGAR LÁ


Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida. …
Confúcio


Fila enorme e muito frio na chegada!!! 

 Cerca de 60 educadores das séries finais da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul estiveram presentes no 5º Congresso de Educação da Região Serrana, em Lages nos dias 20 e 21 de julho.
 
Centro Serra lotado - mais de 2000 profissionais da Educação

 
Mais de 2000 mil pessoas lotaram o Centro Serra para discutir melhorias na Educação e ouvir sete conferências, com renomados educadores, onde se destacam: Jussara Hoffmann, Cesar Nunes, Gabriel Perissé, Marcos Meier, Letícia Trindade, José Manuel Moran e Mauro Grun.
                              
Avaliação, Indisciplina, Stresse e Saúde do Professor, O Papel da Família, Ética e Educação Ambiental, Educação Emancipadora e a Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, foram as temáticas trabalhadas pelos palestrantes durante os dois dias, capacitando os profissionais da educação com o que há de mais atualizado no ramo, diante das inúmeras mudanças que ocorrem nas salas de aula.


Muitos dos palestrantes salientaram o foco do professor com o aluno diretamente no aprender: aprender a ser curioso, a dizer sim e não, aprender a empreender, aprender a ser e a conviver, demonstrando ao aluno tranquilidade para que ele tenha segurança em seus atos.

(Acima, descolando um autógrafo do palestrante Gabriel Perissé, autor do livro: Educar para a liberdade e outros impossíveis necessários).


A família e a educação estão profundamente ligados. Os filhos são os reflexos de seus pais, por isso só uma geração de pais leitores para formar uma geração de filhos leitores. Só uma geração de pais críticos, pesquisadores, escreventes, para formar uma geração assim. Juntos, pais e professores devem dar aos alunos liberdade, autoridade, acolhimento e justiça. Assim, o retorno será a disciplina, a equidade e a paz.



Para os professores e Secretaria Municipal de Educação, este Congresso foi um espaço para o aprimoramento e requalificação profissional, contribuindo para uma melhor prática pedagógica, onde os professores possam fazer a diferença na sala de aula.
 Professores atentos às palestras



Sentir primeiro, pensar depois
Perdoar primeiro, julgar depois
Amar primeiro, educar depois
Esquecer primeiro, aprender depois
Libertar primeiro, ensinar depois
Alimentar primeiro, cantar depois
Possuir primeiro, contemplar depois
Agir primeiro, julgar depois
Navegar primeiro, aportar depois
Viver primeiro, morrer depois

Mário Quintana


 

Um comentário: