quarta-feira, 7 de julho de 2010

IDEB

IDEB AUMENTA PARA AS SÉRIES INICIAIS

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no início da semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que o ensino público municipal em Rio do Sul avançou na avaliação feita em séries iniciais (até 4ª série ou 5° ano), no ano 2009 em relação ao último levantamento, feito em 2007. Com 4,8 pontos, o índice ficou a apenas 0,1 ponto de atingir a meta estabelecida para o período, mas mesmo assim, está acima da média nacional, que é 4,6.


Para as séries finais do ensino fundamental (até 8ª série ou 9° ano), o desempenho caiu desde o último levantamento em 2007, quando o índice foi de 4,4. A amostragem em 2009 ficou em 4,2 e, apesar disso, Rio do Sul está dentro da meta estabelecida pelo MEC e no mesmo patamar da média das escolas públicas catarinenses. Neste quesito, o Estado está em segundo lugar no ranking nacional, perdendo apenas para São Paulo.
 
Em ambas as avaliações, tanto para séries iniciais como finais do ensino fundamental, Rio do Sul tem vantagem em relação a média brasileira, que está em 4,6 pontos para até 4ª série ou 5° ano e 4,0 para até 8ª série ou 9° ano. Os melhores desempenhos do ensino no Brasil estão relacionados a escolas particulares, com nível 6,4 para os anos iniciais do ensino fundamental e 5,9 para os anos finais.
 
A mesma avaliação feita pelo IDEB também constatou queda de 0,1 ponto do índice de aprovação dos estudantes de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental da rede pública municipal, estabelecendo marca em 0,94. Para a avaliação dos estudantes de 5ª à 8ª séries, o índice subiu 0,1 ponto, de 0,89 para 0,90. Quanto mais próximo de 1, melhor é o nível de aprovação.
 
O IDEB leva em consideração dois fatores que interferem na qualidade do ensino: rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil. A combinação entre fluxo e aprendizagem resulta em uma média para cada cidade, estado e também para o país, que varia de 0 à 10.
 
Escola do Bremer tem o melhor índice entre as escolas
municipais
 
Das oito unidades da rede municipal de ensino que foram avaliadas pelo MEC em 2009 (séries iniciais), o resultado mais expressivo foi para o CE Ulrich Hübsch, do bairro Bremer, com 6,0 para as séries iniciais, valor superior, por exemplo, ao desempenho de instituições particulares do estado do Rio de Janeiro (5,8). Os centros educacionais Willy Schleumer, no Taboão e Pedro dos Santos no Canoas, também tiveram desempenho acima de 5,0, superando em larga vantagem a meta do IDEB para os próximos dois anos no ensino público na cidade.
 
Apenas quatro instituições tiveram avaliados os coeficientes de ensino para séries finais do ensino fundamental. O melhor desempenho ficou com o Centro Educacional Roberto Machado, no bairro Progresso, com pontuação de 4,7.
 
Informações: Portal IDEB/MEC

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