sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saúde & Educação

EDUCANDO COM A HORTA

Na manhã do dia 18 de agosto, a Coordenadora de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Neusa Girardi, recepcionaou os profissionais responsáveis pelo Projeto Educando com a Horta, no auditório da secretaria para a socialização e reflexão das atividades desenvolvidas.


O Projeto tem como finalidade intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares da faixa etária de 7 a 14 anos, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.

Neusa abriu a capacitação  com um vídeo institucional, do qual apresenta diversas experiências em vários estados e municípios do país, mostrando a funcionamento da Horta escolar.

CE Ulrich Hübsch - Horta Escolar de vento em polpa.
Parabéns professora Edite...

Ainda foi trabalhado dois cadernos do projeto, enviados pelo MEC, com orientações correspondentes a cada faixa etária, que vai dos 7 aos 14 anos. Estas orientações vão servir de subsídios para os professores utilizarem nas aulas.


Todos com a mão na massa

Cada professor falou de suas experiências e sobre o andamento da horta em suas escolas.

Para que o projeto seja de excelência, Neusa trouxe diversos materiais para socialização. Entre eles receitas de pratos para os alunos das diversas faixa etárias: papinhas, sopas, suflês, canjicas, gelatinas, sucos. Todos estes alimentos preparados com produtos da horta escolar.

Por meio da horta escolar, o projeto também objetiva uma outra abordagem  do currículo e estimula práticas escolares mais dinâmicas, prazerosas e contextualizadas com a realidade social dos educandos. Por meio do projeto, pretende-se contribuir na melhoria dos indicadores de desempenho dos alunos brasileiros, que, conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB/INEP/MEC 2003, demonstram a necessidade de políticas públicas que ressignifiquem o papel da escola, sobretudo na sua relação com a prática social dos indivíduos.


CEI Cantinho do Amor II
Trabalhar com o meio ambiente é uma diversão só!!!!


Para o próximo encontro ficou combinado de todos que participam do projeto, realizar uma saída de campo para uma aula prática na horta, na Epagri ou agrotécnica. A data do próximo encontro será dia 18 de outubro, nas dependências da SME às 8 horas.

As Escolas Ribeirão Cobras Norte e Hulrich Hübsch receberão visitas do SESI e Pamplona a fim de conhecer melhor as hortas destas Unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário