sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Feira de Matemática

 Professores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul, participam da Feira de Ciências e Matemática em Agrolândia



A Gerência Regional de Educação (Gered) de Rio do Sul realizou na segunda-feira (20) a 14ª Feira Regional de Matemática e a 3ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia. Os trabalhos estão expostos à visitação desde 7h no salão do Parque da Festa do Colono (Parque da Fecol), no centro de Agrolândia.

A Secretaria Municipal de Educação participou com cinco trabalhos entre mais de duas centenas de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. Dentre estes cinco, o Centro educacional Daniel Maschio, na Categoria de Educação Infantil e com o Título do Trabalho: AS DESCOBERTAS MATEMÁTICAS DA “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”, foi Destaque. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do maternal e representará a Rede Municipal de Ensino na etapa estadual na cidade de Campos Novos.


Para a coordenadora do projeto, a professora Angela Cristina Hammann, a participação e o entusiasmo das crianças no processo de aprendizagem, desenvolveu uma postura de investigação matemática de uma forma prazerosa e lúdica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, bem como a conscientização social e a descoberta de conceitos e atitudes.

A professora Margarete, também do CE Daniel Maschio, foi menção honrosa com A Matemática na Telefonia Celular, desenvolvido com os alunos do sétimo ano. O projeto tem como objetivo a conscientização dos alunos quanto malefícios e benefícios do uso do celular, demonstrando as inadequações e exageros no manuseio do aparelho, o gasto que eles têm usando em demasia.



O Centro de Educação Infantil Ilse Soldatelli, através da professora Zuleida Wiggers, desenvolveu o projeto “A PRINCESA E O SAPO: APRENDENDO A CONTAR COM UM CONTO”. Envolveu as crianças nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos por elas mesmas. Percebeu-se que é possível que as crianças aprendam matemática de forma, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos trabalhados, bem como contribuindo para o aumento da sua criatividade e criticidade.

“Triminó de Base 10” realizado pela professora Marinei com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental do CE Schirley Dolores Sedrez, teve o objetivo desenvolver nos alunos a soma , a atenção, a discriminação visual de cores e números, o raciocínio lógico-matemático e o cálculo mental. Todos estão inseridos em uma sociedade abarcada de conhecimentos e que se modifica constantemente, fazendo-nos pensar com mais intensidade em formar cidadãos éticos, capazes de compreender e utilizar as convenções e regras impregnadas desde o mais longínquo tempo.
 

Um comentário:

  1. Realmente a participação na Feira de Matemática foi muito significativa. Fica aqui o incentivo a todos os professores, especialmente aos professores de Educação Infantil! Vale a pena participar! Vale a pena descobrir que ser professor é desenvolver habilidades, é incentivar a descoberta do mundo e da vida.

    ResponderExcluir