terça-feira, 14 de setembro de 2010

Orientações

Conscientização nas Séries Iniciais da Rede
Municipal de Ensino



A Semana Nacional de Trânsito será entre 18 e 25 de setembro, mas a orientação sobre o tema deste ano – cinto de segurança e cadeirinha – já foi iniciada em escolas da rede municipal.
A equipe do departamento de trânsito da prefeitura e também da guarda municipal começou na quinta-feira (9), palestra para crianças sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança recomendáveis pelos órgãos de trânsito e também ajudar os pais ou responsáveis a terem esta conscientização.
No momento da conversa, os estudantes são incentivados a participar de um concurso artístico sobre o tema, que deve ser discutido através de pinturas, desenhos ou colagens. A promoção será em nível municipal e os autores dos cinco melhores trabalhos vão ganhar uma bicicleta cada. O tema dos trabalhos é reflexivo para as crianças: “Como deve ser transportada com segurança a criança com sua idade?”.
Alunos do 1º ao 5º ano de todas as escolas do município poderão participar do concurso que será julgado por uma comissão especial. O nome dos vencedores será divulgado no dia 13 de outubro, em encontro na Secretaria de Educação.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Rio do Sul, Polícias Civil, Militar, Militar Rodoviária e Rodoviária Federal, com o apoio de empresas da cidade, como a Kopp, Inspevale Inspeção Veicular, Guinchos Moratelli, Autoescola Motocar, Rohden e SSAT Sinalização.


Programação de palestras nas escolas
Dia 10 - Centro Educacional Ulrich Hubsh – bairro Bremer – 9h30min
Dia 10 - Centro Educacional Cobras Norte – bairro Valada São Paulo – 8h45min
Dia 14 – Centro Educacional Daniel Maschio – bairro Itoupava – 8h
Dia 16 – Centro Educacional Ricardo Marchi – bairro Santa Rita – 8h
Dia 17 – Centro Educacional Pref. Matheus Alves Conceição – bairro Budag – 9h15min



Semana Nacional de Trânsito – Cinto de segurança e cadeirinha *


A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança.

Provavelmente, este comportamento reflete ações de educação e fiscalização de trânsito que mobilizaram os cidadãos de forma eficiente. Prática de notável relevância para segurança do trânsito brasileiro haja vista que o uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.
Apesar disso, o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).
Entre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.
* Informações: Denatran
--------------------------------------------------------------------------------

Clóvis Eduardo Cuco
Departamento de Comunicação – (47) 3531-1214
gab.imprensa01@riodosul.sc.gov.br
9-9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário