segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rio do Sul participa do Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em saúde



No período de 08 a 11 de setembro de 2010, a cirurgiã dentista, Roselita Sebold, irá representar o município de Rio do Sul no IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde - IV Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, na cidade de Fortaleza. Este evento é promovido por um amplo conjunto de instituições envolvidas com o ensino e o desenvolvimento da pesquisa qualitativa na região Ibero-americana.

Este evento será sediado pela primeira vez no Brasil, e dá seguimento às edições realizadas em Guadalajara (2003), Madri (2005) e Porto Rico (2008), que vem tornando visível a expressiva produção Ibero-americana em pesquisa qualitativa em saúde.

O lema dessa quarta edição é - “Diversidade de Saberes, Construção do Conhecimento e Justiça Social”. A programação contempla distintos olhares e vertentes sobre a saúde e busca aprofundar questões epistemológicas e metodológicas que desafiam a produção científica nessa tradição, ao tempo que reitera seu engajamento ético-político com o direito à saúde para todos e a construção de sistemas de saúde comprometidos com a justiça social.

A Equipe multiprofissional da secretaria de saúde e Secretaria de Educação, sob a orientação da Dra Rita Buzzi Rausch do Mestrado em educação da FURB, compõe a autoria dos trabalhos científicos de educação em saúde, aprovados neste congresso com qualificação A, o que demonstra a importância de parcerias entre trabalho e universidade para a construção de projetos educativos de qualidade à população. Compõe a equipe os seguintes profissionais:

Darclé Cardoso – SMS, SME e FURB,
Roselita Sebold – SMS- FURB
Rita Buzzi Rausch - FURB
Sandra Denise Fachini Sedrez - SMS
Emanoelle Sorgatto - SME
Gabriela Bavaresco Lanzarin- SME

Foram aprovados dois trabalhos científicos para apresentação na modalidade Pôster, desenvolvidos em Rio do Sul, em 2009 e 2010, com os seguintes temas e resumo:


AMAMENTAÇÃO EM FOCO: AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Seminário - 2009

A proposta desse resumo é apresentar uma experiência de pesquisa qualitativa de educação em saúde do município de Rio do Sul, SC, realizada pelo PROESASUL (Programa de Educação e Saúde de Rio do Sul) em 2009. Programa coordenado pelo departamento de odontologia, que realiza ações de Promoção de Saúde por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O objetivo dessa pesquisa foi aplicar e avaliar um processo de formação continuada para professores sobre amamentação.

A temática pode ser trabalhada desde a Educação Infantil por ser a sua determinação biológica insuficiente entre os seres humanos para a persistência da mesma. Houve um seminário com profissionais das áreas da psicologia, fonoaudiologia, odontologia e medicina com abordagens pedagógicas distintas para cada faixa etária. As reflexões foram sobre o acolhimento nas unidades infantis das mães para a amamentação e os seus benefícios, como continuidade do Programa odontologia para gestantes e puericultura da Secretaria de Saúde.

 A construção de conhecimento se pautou na teoria histórico-cultural de Vygotsky (1984), quando da sugestão de jogos e brincadeiras de faz de conta, por meio de bonecas e bichos de pelúcia que amamentam, para ação na zona de desenvolvimento proximal, local onde ocorre uma representação dos significados como possibilidade de realização futura. Participaram do estudo 294 professoras da educação infantil de abril a maio, que responderam positivamente a uma questão sobre a contribuição e significado da formação para a condução de projetos educativos e para a saúde fonoarticulatória, bucal e geral das crianças.



ARTICULAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADE OU REALIDADE?



Este resumo apresenta um estudo cujo ponto de partida foi refletir quais as possibilidades de articulação entre educação e saúde no processo educativo em saúde nas escolas de educação pública. De caráter bibliográfico, teve como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do processo de educação em saúde na formação profissional, no trabalho da saúde e nas escolas. Para tanto, realiza um resgate histórico do desenvolvimento dos termos educação em saúde, saúde escolar, educação para a saúde e educação na saúde, buscando articular o desenvolvimento histórico dos conceitos e o surgimento de propostas de políticas públicas de saúde e educação.

Várias declarações propuseram transformações no setor da saúde. Porém, o marco referencial foi a VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada no Brasil, em 1986, que determinou o conceito ampliado de saúde, como reflexo da I Conferência Internacional de Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá. Esse estudo permitiu observar que a evolução do conceito de saúde determinou a forma de produção do trabalho, tanto na saúde quanto na formação educacional propostas na educação permanente para professores da rede pública de Rio do Sul, SC. Os resultados apontam que a educação na saúde e a saúde na educação são fundamentais para que ocorram transformações na atuação de professores e dos profissionais da saúde e na qualidade de vida dos escolares. Esse tipo de trabalho pode enriquecer e ampliar a abrangência de ações a partir do desempenho do papel de cada setor visando o empoderamento da população para alcançar a cidadania plena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário