Rio do Sul participa do Congresso Ibero Americano de Pesquisa Qualitativa em saúde
No período de 08 a 11 de setembro de 2010, a cirurgiã dentista, Roselita Sebold, irá representar o município de Rio do Sul no IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde - IV Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, na cidade de Fortaleza. Este evento é promovido por um amplo conjunto de instituições envolvidas com o ensino e o desenvolvimento da pesquisa qualitativa na região Ibero-americana.
Este evento será sediado pela primeira vez no Brasil, e dá seguimento às edições realizadas em Guadalajara (2003), Madri (2005) e Porto Rico (2008), que vem tornando visível a expressiva produção Ibero-americana em pesquisa qualitativa em saúde.
O lema dessa quarta edição é - “Diversidade de Saberes, Construção do Conhecimento e Justiça Social”. A programação contempla distintos olhares e vertentes sobre a saúde e busca aprofundar questões epistemológicas e metodológicas que desafiam a produção científica nessa tradição, ao tempo que reitera seu engajamento ético-político com o direito à saúde para todos e a construção de sistemas de saúde comprometidos com a justiça social.
A Equipe multiprofissional da secretaria de saúde e Secretaria de Educação, sob a orientação da Dra Rita Buzzi Rausch do Mestrado em educação da FURB, compõe a autoria dos trabalhos científicos de educação em saúde, aprovados neste congresso com qualificação A, o que demonstra a importância de parcerias entre trabalho e universidade para a construção de projetos educativos de qualidade à população. Compõe a equipe os seguintes profissionais:
Darclé Cardoso – SMS, SME e FURB,
Roselita Sebold – SMS- FURB
Rita Buzzi Rausch - FURB
Sandra Denise Fachini Sedrez - SMS
Emanoelle Sorgatto - SME
Gabriela Bavaresco Lanzarin- SME
Foram aprovados dois trabalhos científicos para apresentação na modalidade Pôster, desenvolvidos em Rio do Sul, em 2009 e 2010, com os seguintes temas e resumo:
AMAMENTAÇÃO EM FOCO: AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Seminário - 2009
A proposta desse resumo é apresentar uma experiência de pesquisa qualitativa de educação em saúde do município de Rio do Sul, SC, realizada pelo PROESASUL (Programa de Educação e Saúde de Rio do Sul) em 2009. Programa coordenado pelo departamento de odontologia, que realiza ações de Promoção de Saúde por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O objetivo dessa pesquisa foi aplicar e avaliar um processo de formação continuada para professores sobre amamentação.


ARTICULAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADE OU REALIDADE?
Este resumo apresenta um estudo cujo ponto de partida foi refletir quais as possibilidades de articulação entre educação e saúde no processo educativo em saúde nas escolas de educação pública. De caráter bibliográfico, teve como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do processo de educação em saúde na formação profissional, no trabalho da saúde e nas escolas. Para tanto, realiza um resgate histórico do desenvolvimento dos termos educação em saúde, saúde escolar, educação para a saúde e educação na saúde, buscando articular o desenvolvimento histórico dos conceitos e o surgimento de propostas de políticas públicas de saúde e educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário