Gestores Educacionais são homenageados pelo seu dia
A Secretaria Municipal de Educação, na noite de 12 de novembro preparou um momento todo especial para aqueles que comandam uma equipe de funcionários, professores, coordenadores, alunos... Os Gestores Educacionais.
Esta noite foi preparada carinhosamente por toda a equipe da secretaria de educação, com todo o apoio do prefeito Milton e do vice-prefeito Garibaldi, para homenagear os 38 gestores educacionais da rede pública municipal de ensino de Rio do Sul, demonstrando e reconhecendo que o trabalho criativo, perseverante, ético e coletivo, é capaz de transformar sonhos em realidade, apatia em pro atividade, inveja e ciúmes em motivação.
Além da questão pedagógica, eles estão sempre atentos ao dia a dia da unidade, dos estudantes... Resolvem assuntos administrativos, atendem pais, cuidam de projetos, transporte, alimentação, segurança, orçamento, obras e muita papelada.
A noite foi muito especial, pois vários projetos sairam do papel tornando-se realidade.
Por isso todos os presentes puderam ver em primeira mão, o Vídeo Institucional. O princípio Constitucional de publicidade das ações realizadas pelo poder público e sociedade civil, devem demonstrar o investimento das políticas públicas que estão sendo realizadas. E, desta forma prestando contas a comunidade, foi elaborado o vídeo institucional que apresenta parte da proposta educacional da rede pública municipal de ensino.
No início de 2009, muita coisa deveria ser pensada, discutida e realizada para dar continuidade ao projeto educacional planejado por esta gestão. Foi onde foi lançado o desafio aos gestores de escreverem os Contos do ECA: o que fazer para acabar com isso? Que, relatam histórias verídicas sobre maus tratos contra crianças e adolescentes da nossa rede. O objetivo é realizar um trabalho de continuidade que esclareça procedimentos e oriente para os encaminhamentos em cada situação. Essa iniciativa foi motivada também pela Lei nº 11.525, de 25 de setembro de 2007 que acrescenta o § 5º ao art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual ordena a inclusão de conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes no currículo do ensino fundamental.
Os Programas de Ensino reúnem de forma planejada os conteúdos curriculares que definem o que, como e quando ensinar. A 1ª edição foi lançada em 2003 e esta 2ª edição que foi amplamente discutida pelos educadores, subsidia um planejamento consistente, coerente e condizente com cada unidade educacional, além da proposta pedagógica de educação empreendedora que perpassa todos os níveis e modalidades de ensino, desde a educação infantil a educação de jovens e adultos.
Esta data foi escolhida para marcar a realização de ações concretas e importantes demais para o desenvolvimento da qualidade de ensino. O EducAção - o Jornal do Educador foi uma ideia do amigo Diogo, que era jornalista e infelizmente não está mais conosco. Mas a ideia dele pegou e foi idealizada uma proposta que será capaz de promover o diálogo, a informação, o incentivo a leitura e a escrita, além do intercâmbio entre a rede.
O momento foi de muita festa. Cada pessoa foi recepcionada ao som de um violino e puderam saborear um delicioso jantar. Além de serem homenageados como forma de reconhecimento,receberam uma lembrança que simboliza a força do trabalho em conjunto, da união, do entrelaçamento, atitude ética e leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário