quinta-feira, 10 de março de 2011

Empreendedorismo

Educação Empreendedora gerando frutos


“Ser empreendedor é inovar, ir em busca do novo, crescer e criar sempre, independente da profissão que escolher e, a escola tem papel fundamental de estimular o aluno a buscar um futuro desafiador”. Declara Janara Aparecida Mafra, Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul.

Alunos do Programa Primeiro Emprego
Participação na Semana Global de Empreendedorismo


Desde 2005, através do projeto implantado nas escolas de período integral, o modelo de educação empreendedora vem se destacando. Isso porque Rio do Sul é pioneira em introduzir na grade curricular a disciplina de empreendedorismo.

Este modelo de educação, propõe formar profissionais criativos, críticos, perpassando a disciplina no sentido de o aluno ser um “empreendedor-empresário”. “Queremos que os alunos sejam pedreiro-empreendedor, advogado-empreendedor, músico-empreendedor entre tantas outras profissões, sendo o diferencial no mercado de trabalho”. Diz Janara.

Através deste trabalho, o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, escolheu desenvolvê-lo como projeto piloto, solidificando e fortalecendo as ações já trabalhadas na Rede Municipal de Ensino, como o Programa Primeiro Emprego, Colóquio das Vivências, Oratória, Revela Talentos.

O SEBRAE a princípio fará uma capacitação dos profissionais ligados a educação, onde oferecendo 25 vagas. Em contrapartida a Secretária Janara e o Prefeito Milton Hobus apresentaram uma proposta visando a capacitação de cerca de 200 profissionais, incluindo desta forma a equipe interna da secretaria, gestores e professores da escola de período integral.

O SEBRAE estudará a proposta e anunciou que este encontro está previsto para o mês de maio, com data e local a ser definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário