quarta-feira, 30 de março de 2011

Matemática Divertida

Matemática Divertida


Os avanços tecnológicos contribuíram para o dinamismo da Matemática, cálculos complexos são solucionados em questão de segundos com a ajuda de computadores e softwares matemáticos desenvolvidos pelo homem. Meros objetos como a calculadora estão presentes no cotidiano das pessoas, auxiliando as operações básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

O ábaco é considerado uma dessas descobertas, existem relatos que os babilônios utilizavam um ábaco construído em pedra lisa por volta de 2400 a.C., os indícios do uso do ábaco na Índia, Mesopotâmia, Grécia e Egito são contundentes. O seu surgimento está ligado ao desenvolvimento dos conceitos de contagem.

 
Além disso, este instrumento é muito utilizado como ferramenta pedagógica nas salas de aulas, tornando as aulas de matemáticas instigantes e  divertidas.

 É o caso do Centro Educacional Ricardo Marchi, qua com a ajuda da professora Maria Jucélia, os alunos dos 4º e 5º anos, para melhor desenvolver os conteúdos a serem trabalhdos, confeccionaram cada um o seu ábaco, utilizando diversos materiais também recicláveis.


Este material servirá como instrumento muito importante, que auxiliará e facilitará a compreensão do sistema de numeração decimal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário