terça-feira, 18 de setembro de 2012

Destaque na Língua Portuguesa

O Centro Educacional Roberto Machado foi selecionado para a etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Com o título Minha Fortaleza, a aluna Thais Rosa Pereira, estudante do 5º  ano, escreveu seu poema que tem como tema: O Lugar Onde Vivo.  


Parabéns à professora Cristiani, Direção e em especial para a autora do poema.



Confira o texto destaque:


MINHA FORTALEZA


Rio do Sul foi colonizado
Passou por processo construtivo
Muita gente fez história
Gravado ficou em nossa memória

Foram tentativas de integração
Dos colonizadores com índios da região
Mas nessa fixação, o Rio Itajaí-Açu
Mostrou sua  função
Foi nas margens desse rio
Que se instalou a população

Muitos nomes teve minha cidade
Braço do Sul, Bella Aliança
Mas o mais belo prevalece
E Rio do Sul resplandece

Hoje Rio do Sul já é uma mocinha
Tem 81 anos de emancipação
Muito cresceu e progrediu
Desde sua colonização

Minha cidade é capital
Capital do Alto Vale
Tenho orgulho de aqui viver
Pois o progresso sempre vem me ver

Hoje temos asfaltos e elevados
Também parques e pracinha
Tudo foi modificado
Me sinto uma  rainha

Mas nem tudo é alegria
Há grandes enchentes
Que destroem nossas ruas
E preocupam nossa gente

Mas o povo aqui é forte
Corajoso e valente
Tudo o que a água levou
Já construiu, novamente

Aqui mostrei
O lugar onde vivo
Até me emocionei
Pois muitos momentos,
Recordei.







Nenhum comentário:

Postar um comentário