quinta-feira, 7 de março de 2013

Apremavi realiza palestra e plantio em escolas


No dia 28 de fevereiro, a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), em parceria com o Grupo Grito Verde de Rio do Sul (SC) realizou uma palestra seguida de um plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica com alunos da Escola de Tempo Integral do município de Rio do Sul (SC), Arvino Walter Gaertner no bairro Barragem.

Esta foi a primeira ação da parceria entre as duas instituições. Ao todo serão realizadas três palestras e plantios com alunos das escolas Arvino Walter Gaertner, Centro Educacional Roberto Machado e Escola de Tempo Integral Ella Kurt, todas do mesmo município.

Ao todo, 50 alunos com idade entre 09 a 11 anos participaram da palestra de educação ambiental que teve 1 hora de duração sobre o tema "Que Mundo Queremos". As crianças também participaram ativamente do plantio de 140 mudas de árvores nativas, dentre elas frutíferas e ornamentais, efetuado no pátio da escola. Os pequenos bosques criados tiveram o registro fotográfico para acompanhamento da evolução das árvores.

"Essa é uma forma de incentivar as crianças a cuidarem do seu plantio, estimulando o cuidado com as plantas e criando a expectativa de ver a árvore grande e com frutos para consumo", enfatiza Edegold Schäffer, Presidente da Apremavi.
Os plantios são realizados dentro do projeto que a Apremavi tem com a entidade Alemã, BUND, da cidade de Heildeberg. Esta iniciativa tem por objetivo o plantio de bosques nativos, chamados "Bosques de Heidelberg no Brasil". Os recursos arrecadados pela entidade alemã vem dos esforços de alunos de escolas municipais de Heidelberg, na venda de produtos na época de Natal.



Entenda melhor sobre o projeto Grito Verde: 

O Grito Verde é uma campanha proposta à população para que executem ações que têm por objetivo a promoção de práticas e valores socioambientais, construindo um evento comprometido com as preocupações globais em relação ao Meio Ambiente. Esta iniciativa permite, que através das dinâmicas e tecnologias, questões relativas à cultura, sociedade e meio ambiente sejam discutidas, colocadas em prática e disseminadas. 

Entenda melhor sobre o projeto com o BUND 

O intercâmbio entre a Apremavi e o BUND existe há 12 anos, no âmbito do Projeto "Bosques de Heidelberg no Brasil", que já plantou cerca de 100.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em diversos municípios do Estado de Santa Catarina. 

Grande parte dos recursos arrecadados para possibilitar o plantio desses bosques no Brasil vem de esforço dos próprios alunos das escolas municipais de Heidelberg, através de venda de cucas e panquecas, produtos de Natal, entre outros. O BUND é a maior Organização Não Governamental da área de meio ambiente da Alemanha e conta com mais de mil associados. Atua em diversos setores como energias renováveis, lixo, água e outras ações voltadas ao meio ambiente como um todo.

Texto: Grasiela Hoffmann e Maria Luiza Schmitt Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário