segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Mundial do Combate ao Câncer


O dia 8 de fevereiro foi marcado por uma causa nobre: o Dia Mundial do Combate ao Câncer. O objetivo principal é alertar a população sobre o tratamento e prevenção da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, nas últimas décadas o risco de uma pessoa adquirir a doença aumentou consideravelmente. Em 1979, era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens. Numa comparação com o ano de 1999, este índice aumentou de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.


Não é por acaso que o câncer se tornou a segunda maior causa de morte por doença no Brasil. Este fator se deve pelo aumento da expectativa de vida da população e também a exposição a fatores de risco. Um exemplo de câncer bastante comum é o de pulmão, que cresce a cada dia.

Nas crianças o índice de câncer também é bastante preocupante. Segundo o INCA, todo ano surgem entre 12 e 13 mil casos em crianças em todo o Brasil, elevando este ranking na terceira causa de morte por doença em crianças até quatorze anos. A falta de diagnóstico e tratamento precoce é um agravante, pois o diagnóstico prematuro é a melhor forma de combater o câncer infantil. Os sintomas confundem muito os pais, pois são bem parecidos com doenças corriqueiras da idade. Se diagnosticado a tempo, 60% dos casos na infância têm cura.

O diagnóstico precoce pode mudar esta estatística. PREVINA-SE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário