terça-feira, 9 de junho de 2015

Filmes para ver com os pequenos

Assistir a um filme infantil juntinho com o seu filho pode ser uma ótima forma de reforçar o vínculo entre vocês. "Esse é um momento de união da família", ressalta Luísa Gonçalves, psicóloga e psicoterapeuta sistêmica de Florianópolis (SC), que alerta apenas para um porém: "Em vez de dar explicações sobre o filme, deixe aberto para a criança fazer a interpretação dela. Você podem compartilhar o que pensam". 



Muitos filmes infantis incentivam, mesmo que indiretamente, o desenvolvimento de habilidades não-cognitivas, como a superação, a cooperação e a curiosidade. Sugerimos, aqui, ótimas opções para uma diversão em família recheada de aprendizado - e dicas para gerar uma boa conversa pós-filme com a garotada.

1. E.T. - O Extraterrestre (EUA, 1982), de Steven Spielberg

Por que não compartilhar com o seu filho um dos filmes favoritos da sua infância? Pode se tornar um dos favoritos dele também. E.T. marcou época com sua linda história de amizade entre um garotinho e um extraterrestre feioso, mas fofíssimo. A direção de Spielberg e a música maravilhosa colaboram para uma experiência cinematográfica de primeira. É bom tomar apenas uma precaução: se sentir que seu filho terá medo do E.T., espere mais alguns meses ou anos para ver esse filme com ele. 

Mensagem: Não existem diferenças que impeçam uma bela amizade. 

Dica para uma conversa: O que vocês fariam se encontrassem uma criatura dessas no seu quintal?! Será que mesmo bichinhos muito feios podem ter um grande coração, como o do E.T.? Assunto, aqui, não falta.


2. Shrek (EUA, 2001), de Andrew Adamson e Vicky Jenson

Grande sucesso do estúdio DreamWorks, a saga Shrek - ainda há o Shrek 2 (2004) e o Shrek Para Sempre (2010), mas o primeiro é o melhor - diverte igualmente crianças e adultos, por isso é uma ótima pedida para uma sessão em família. Parodiando contos de fada tradicionais, desconstrói a ideia da princesa passiva salva por um lindo príncipe: aqui, o amor nasce entre uma princesa um tanto quanto tosca, a Fiona, e um ogro nada principesco. Ajudados por amigos divertidíssimos, como o burrinho, eles encontrarão seu final feliz às avessas.

Mensagem: Ao "humanizar" as personagens dos contos tradicionais, Shrek mostra que é possível ser feliz na imperfeição: ninguém precisa ser príncipe ou princesa para encontrar o amor e a amizade. O velho clichê da beleza interior é trabalhado de forma engraçada e nada didática. Além disso, incentiva um olhar crítico a respeito da fórmula "encontraram-se, apaixonaram-se e foram felizes para sempre". 

Dica para uma conversa: Que tal perguntar, como quem não quer nada, se ele vê diferenças entre Shrek e Cinderela ou A Bela Adormecida, por exemplo? Pode gerar uma conversa interessante. Mas, não se esqueça: se seu filho não vir diferenças ou não souber responder, deixe para lá - não explique, pois essa percepção tem de ser dele.


3. Procurando Nemo (EUA, 2003), de Andrew Stanton e Lee Unkrich

O peixinho Nemo desobedece o aviso de seu pai e acaba sendo capturado por humanos. Enquanto ele vai parar no aquário do consultório de um dentista, seu pai, Marlin, embarca em uma jornada pelos mares para resgatá-lo. Com a ajuda de uma peixinha um tanto esquecida e de outros amigos que encontra pelo caminho, ele conseguirá rever seu amado filhote. 

Mensagem: Existe amor tão grande quanto os dos nossos pais? Talvez seja por isso que eles se preocupem tanto conosco. A mensagem, aqui, é de puro amor, amizade e cooperação.

Dica para uma conversa: "Viu como os pais (ou outros responsáveis, se for o caso) amam seus filhos?" já é um bom começo de conversa. Quanto mais acolhida e amada a criança se sentir, mais segurança para superar desafios ela terá.


4. O Pequeno Nicolau (França, 2009), de Laurent Tirard

Um novo bebê está chegando e, naturalmente, o endiabrado irmão mais velho preocupa-se com essa assustadora nova realidade. Será que ainda haverá lugar para ele em casa? Baseado em um clássico conto infantil francês, O Pequeno Nicolau é um filme engraçadíssimo - à moda francesa, é claro - e perfeito para uma sessão da tarde. 

Mensagem: Todos somos especiais, e todos temos um lugarzinho no coração dos nossos pais e amigos. Não é preciso brigar por atenção, basta sermos nós mesmos.

Dica para uma conversa: Será que seu filho se identifica com o Nicolau ou outra criança do filme? Se estiverem esperando um novo bebê, esse filme cai como uma luva - e, nesse caso, nem é preciso falar nada. O recado será dado.


5. Up - Altas Aventuras (EUA, 2009), de Pete Docter e Bob Peterson

Amada por pequenos e grandinhos, essa linda animação da Pixar toca em um assunto considerado proibitivo para crianças - o luto - de maneira sensível e muito sutil. Após perder a sua mulher, o septuagenário Carl decide colocar em prática um sonho que havia prometido a ela: conhecer o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Muntz, um jovem explorador com a carreira abalada, o pássaro Kevin e o cão Dug viverão essa aventura com ele. "A presença dos pais, no caso desse filme, é garantia de que a criança se sentirá acolhida nas cenas mais tocantes", acredita a psicóloga Luísa Gonçalves. 

Mensagem: Ao perder alguém, é natural ficarmos tristes, mas a dor passa e o que fica é a saudade. Além disso, nunca é tarde para realizar um sonho e, com a ajuda de amigos, essa realização fica melhor ainda.

Dica para uma conversa: Que sonho cada um de vocês, da família, gostaria de realizar? Será que vocês poderiam realizá-lo juntos?


6. Trilogia Toy Story (EUA, 1995-2010), diversos diretores

Essa é de aquecer o coração. Os brinquedos de Andy têm de enfrentar os ciúmes dos novos integrantes da turma (no primeiro filme), salvar o cowboy e líder da trupe, o Woody (segundo), e se acostumar à ideia de uma nova vida (terceiro). Um raro caso de trilogia em que as três partes são igualmente ótimas, Toy Story aborda de maneira divertida assuntos sérios, como perda, mudança, maus tratos, entre outros. 

Mensagem: A união faz a força! Ou, talvez: um por todos e todos por um! Com seus laços de amizade consolidados, os brinquedos sempre descobrem maneiras de se ajudar e de superar, juntos, situações difíceis. 

Dica para uma conversa: Quais são os melhores amigos do seu filho? O que eles já fizeram para ajudar uns aos outros? Conte de experiências suas com os seus amigos também.


7. Saga Harry Potter (Inglaterra/EUA, 2001-2011), diversos diretores

Há quem tenha crescido junto com Harry Potter e seus amigos: do início do Ensino Fundamental II, quando Harry chega à fantástica escola de bruxos Hogwarts, à sua formatura e luta final contra o mal. Adaptações dos livros de J.K. Rowling, os filmes de alta qualidade técnica, repletos de aventura, são um prato cheio para as crianças maiorzinhas, a partir de cerca de 8 anos de idade. Os pais também não têm do que reclamar - aliás, é capaz de ficarem mais viciados que os filhos! 

Mensagem: "A lealdade e a importância de trabalhar em grupo são dois elementos fortes da saga Harry Potter", observa a psicóloga Luísa Gonçalves sobre duas das muitas habilidades não-cognitivas demonstradas pelo bruxinho e seus amigos na luta contra os fantasmas de sua adolescência - externos e internos. "Até mesmo a consciência política pode ser incentivada por meio dos livros ou dos filmes", enfatiza. 

Dica para uma conversa: Se seu filho fosse um bruxo, que poder ele gostaria de ter? Por quê? E que tal seria ter uma coruja de estimação? Perguntas criativas, baseadas nas múltiplas fantasias de Harry Potter, aparecerão com facilidade.


8. Valente (EUA, 2012), de Mark Andrews e Brenda Chapman

Nas Terras Altas da Escócia, a princesa Merida desafia as tradições ancestrais de seu povo com sua grande habilidade como arqueira e recusa em se casar. Suas atitudes, porém, acabam resultando em uma maldição que coloca em risco a vida de sua mãe. Com muita coragem e determinação, ela reverte esse quadro. 

Mensagem: Do cabelo rebelde de Merida, bem diferente dos penteados perfeitos de outras princesas, ao final feliz entre mãe e filha (nada de príncipes salvadores por aqui), Valente foge de clichês e atualiza a figura da personagem feminina de contos de fada, mostrando-a como uma personalidade forte e capaz de se superar. "Mostra a coragem que se deve ter para quebrar uma tradição", sintetiza a psicóloga Luísa Gonçalves. 

Dica para uma conversa: O que mudou da época de Valente para hoje? Podemos escolher o que queremos para a nossa vida? Pergunte às crianças o que elas gostariam de fazer em suas vidas.


9. Meu Malvado Favorito 1 e 2 (EUA, 2010-2013), de Pierre Coffin e Chris Renaud

Gru, um vilão em decadência, tem a ideia de adotar três garotinhas - a mais nova, Agnes, é uma das personagens mais fofas da história do cinema! - para que o ajudem em um plano malvado. A convivência com elas, porém, o transforma em uma boa pessoa e, assim, ele muda de lado e passa a ser o herói da história. Tudo isso com a ajuda (ou as trapalhadas) dos seus Minions, as criaturinhas amarelas que tanto fazem sucesso entre as crianças. 

Mensagem: Assim como Gru, todo mundo tem um lado bom, que pode ou não ser despertado pelo amor e pela amizade. Além disso, amamos aqueles com quem convivemos e que nos fazem bem - não é necessário ter laço sanguíneo, e nem ser da mesma espécie (de que espécie são os Minions?!).

Dica para uma conversa: Os filmes são tão engraçados, que certamente haverá mais momentos engraçados para lembrar do que conversas sérias, embora a mensagem a respeito da adoção de crianças seja profunda. Que tal aprender a língua dos Minions com as crianças?


10. Como Treinar o Seu Dragão 1 e 2 (EUA, 2010-2014), de Dean DeBlois

O pequeno viking Hiccup, criativo, mas um tanto desajeitado, quer caçar dragões como seu poderoso pai, mas este não acredita que ele esteja pronto para isso. O garoto, no entanto, decide se aventurar sozinho e, quando encontra um dragão de verdade, descobre que essas criaturas podem ser bem menos assustadoras do que ele imaginava. 

Mensagem: Preconceitos nos levam a atitudes injustas. Apenas conhecendo bem um ser vivo ou um assunto é que podemos formar uma opinião justa e equilibrada. Além disso, o que melhor para derrubar preconceitos do que uma bonita amizade?

Dica para uma conversa: Será que temos razão ao ter medo de alguns animais, como tubarões e tigres? Como podemos fazer para protegê-los sem nos machucar?


11. Malévola (EUA, 2014), de Robert Stromberg

A história da bruxa Malévola, aquela que jogou o feitiço sobre a princesa Aurora em A Bela Adormecida, clássico da Disney de 1959. Protagonizado pela estrela Angelina Jolie e por efeitos especiais de última geração, o filme tem batalhas, momentos mágicos e uma heroína ambígua, ora carrasco, ora vítima. 

Mensagem: Se uma pessoa age mal, é bem possível que ela tenha um motivo para isso - mesmo que seja algo ocorrido há muito tempo. "Malévola conta o outro lado da história, o que, por si só, é uma mensagem interessante para as crianças", diz a psicóloga Luísa Gonçalves.

Dica para uma conversa: Que tal encarnar o próprio crítico de cinema e ver os dois filmes, A Bela Adormecida e Malévola, para discutir a relação entre eles? Assim, vocês desenvolvem a observação, o espírito crítico e a curiosidade juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário