sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Professores de Rio do Sul recebem treinamento da Google

Os professores da rede municipal de ensino da Prefeitura de Rio do Sul estão participando de um treinamento ministrado pela QI Network, empresa licenciada pela Google, para a implantação do Google for Education. Rio do Sul é o primeiro município do País a contar com este avanço na rede municipal de ensino.

O Programa da Google voltado à educação foi criado há um ano e meio e está presente em mais de trinta países, ele é utilizado nas mais prestigiadas escolas e faculdades dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, três estados são pioneiros Santa Catarina, São Paulo e Amazonas. “Hoje quem domina as tecnologias tem o mundo em suas mãos. Nós queremos que nossos alunos tenham a capacidade de explorar o Programa Rio do Sul Digital ao máximo, a inclusão digital sem o foco na educação não tem o mesmo valor. Esta parceria com a Google dá aos nossos estudantes acesso as mesmas ferramentas usadas por alunos de países desenvolvidos, esperamos que todos aproveitem ao máximo”, afirma o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso, o Gariba.


A professora Rosana Dela Jiustina, que dá aula para a educação infantil, vê o treinamento como uma maneira de explorar melhor os recursos dos aplicativos da Google. “Eu conhecia, utilizava alguns, mas não sabia que era tão amplo que havia tantas possibilidades, me surpreendi com as soluções que foram apresentadas. Vou usar o que aprendi para a preparação das aulas”, disse Rosana.


O treinamento é ministrado por Jorge Purgly, um entusiasta do uso das tecnologias no ensino. Ele explica que com o modelo que está sendo implantado em Rio do Sul, o uso do celular, que hoje é visto como um vilão na sala de aula, por exemplo, será um aliado do processo de ensino e aprendizagem, pois através dele professores e alunos poderão interagir e construir um projeto de forma colaborativa. “O maior avanço do uso do Google For Education é fazer com que o processo educacional passe de individual para participativo. Uma das ferramentas possibilita que uma apresentação, por exemplo, seja elaborada por até 15 professores, cada um contribuindo de casa. Outra vantagem é a memória ilimitada para armazenamento e a possibilidade de compartilhar os arquivos com quem você quiser, podemos ter salas completamente digitais em que não será necessário o uso do papel”, diz Purgly.

O Programa Rio do Sul Digital lançado no dia 15 de abril, deve levar internet gratuita a 80% do território do município. O sinal já da Internet Social já foi aberto para quatro bairros: Barra do Trombudo, Barragem, Budag e Canoas. “A administração municipal tem investido em toda a infraestrutura instalando fibra ótica nos prédios e nas áreas públicas e assim temos a possibilidade de fazer com que Rio do Sul se torne uma cidade inteligente e mais do que a inclusão digital queremos que os nossos alunos usem a internet para obter avanços no aprendizado”, diz o coordenador do Programa Rio do Sul Digital, Eduardo Rinnert Schulze.

Com o Google For Education, além de ter acesso à Internet Social os estudantes terão conhecimento para usá-la da melhor forma possível. “São tecnologias que todos têm, mas não sabem como usar, os professores que estamos treinando aqui, vão transmitir estas informações aos colegas e aos alunos. Assim, além de ter internet em toda parte, o rio-sulense saberá como tirar maior proveito dela”, defende Purgly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário