segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Teatro desperta o interesse das crianças pela leitura

Em turnê com a peça Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História, grupo Teatrando Por Aí, de Florianópolis, faz 36 apresentações teatrais gratuitas em escolas públicas de Santa Catarina de 24 de agosto a 11 de setembro

As crianças de Tecnópolis vivem entretidas com aplicativos e mídias eletrônicas e há quem nunca tenha aberto um livro na vida. Tecnópolis é uma cidade imaginária, criada pelo grupo Teatrando Por Aí para dar vida a Maurinho, mas seu universo ficcional é concreto e bastante atual. Em turnê a partir de 24 de agosto, Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História chega a escolas públicas de sete cidades de Santa Catarina - Lontras, Ibirama, Apiúna, Rio do Sul, Lages, Criciúma e Tubarão, em um total de 36 apresentações. A turnê conta com o patrocínio da SCGÁS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e é voltada para crianças de cinco a 10 anos de idade.

A peça conta a história de Maurinho, garoto de Tecnópolis que está sempre conectado com o mundo digital e nunca abriu um livro. É então que os pais de Maurinho, preocupados com esta situação, mandam o menino passar as férias no sítio da avó, longe da tecnologia, para que ele possa se conectar com um mundo diferente. O espetáculo é encenado por quatro atores e conta ainda com a animação de bonecos, o que torna a narrativa cênica mais lúdica e bem representada.

Com 50 minutos de duração, Tecnópolis – Sem Livro pra Contar História surgiu a partir de experiências do próprio grupo dentro de escolas, quando em turnê com outro projeto. A autora do texto, atriz Marina Monteiro, lembra que se sentiu inspirada a escrever a peça após uma professora perguntar se o grupo tinha um projeto de incentivo à leitura. “Esse texto é brincadeira, é amor, é imaginação, é aventura, é tudo aquilo que a leitura pode despertar, é tudo aquilo que a criança merece viver e experimentar. Eu torço para que essa história inspire a todos, pequenos e grandes leitores, a voarem pelas páginas do papel”, afirma Monteiro, para quem os livros e a tecnologia podem andar de mãos dadas. Para ela, Maurinho é um menino que tem muito a aprender, mas que também vai ensinar. “Como toda boa prática pedagógica, o caminho é de mão dupla”, resume.

De acordo com a SCGÁS, parceira do projeto pela quinta vez, a empresa apoia ações que incentivem o acesso à cultura e a produção artística. “Acreditamos em iniciativas que promovam a cultura e a educação nas comunidades, podendo auxiliar na formação pessoal das crianças que estiverem acompanhando a peça teatral. A SCGÁS tem um compromisso social com os catarinenses, e uma forma de cumpri-lo, além de levar uma opção energética que desenvolva a economia de diversas regiões, é apoiar iniciativas como essa, do grupo Teatrando Por Aí”, comenta o presidente da SCGÁS, Cósme Polêse.

Teatrando nas escolas

O espetáculo integra o projeto cultural Teatro na Escola: Divertir para Educar, iniciativa do grupo Teatrando Por Aí para levar teatro infantil a escolas públicas do ensino fundamental de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Para o ator Eder Schmidt, também coordenador do grupo, o objetivo é provocar alguma transformação social. “Como todo artista, pretendemos que a nossa arte tenha alcance de público e, consequentemente, que possa trazer algum tipo de transformação, individual ou coletiva. Cientes da importância desse papel social e transformador do teatro, levamos os nossos espetáculos para dentro das escolas em apresentações gratuitas”, afirma Schmidt. Portanto, resume o coordenador do grupo, “esse projeto é uma espécie de mola propulsora das ações culturais do grupo, possibilitando um contato direto e democrático com o nosso público. E o resultado é uma cadeia cultural frutífera entre artistas, sociedade e empresas”.

Com o propósito de contribuir para a democratização e popularização da arte teatral, o grupo já realizou mais de 450 apresentações gratuitas. Em atividade desde 2008, o projeto, que tem apoio de empresas privadas e públicas, já beneficiou cerca de 50 mil crianças nos dois estados.


AGENDA DE APRESENTAÇÕES:

RIO DO SUL
Data: 27 de agosto
Local: Ceplas – Centro Educacional Prefeito Luis Adelar Soldatelli
Horário: 9h15, 10h15, 13h10 e 15 horas

Data: 28 de agosto
Local: Escola Modelo Ella Kurth
Horário: 9h30 e 10h30

Mais informações com Manoela de Borba
(48) 9140-1809
manoeladeborba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário