quinta-feira, 25 de junho de 2009

Programa Horta Escolar

A Secretaria Municipal de Educação recebeu na última terça-feira (23), a equipe do Programa Educando com a Horta. O programa visa levar às escolas brasileiras uma nova oportunidade de equilibrar a alimentação escolar cultivando suas próprias hortaliças.

Em Rio do Sul 52 pessoas participaram da capacitação, que tem o intuito de formar os multiplicadores que irão levar para as escolas da rede pública municipal , as diversas maneiras de utilização da horta em benefício das crianças.

Nesta capacitação as pedagogas Edlamar Leonor de Souza e Margarete Baldo falaram sobre a questão do currículo escolar, que passará por algumas adaptações, com o propósito de receber o programa, o qual irá abordar vários temas a serem propostos dentro e fora de sala de aula.


A capacitação tem o intuito de agregar o maior número possível de multiplicadores

A coordenadora de projetos ambientais da Secretaria Municipal de Educação, Neusa Girardi, explanou sobre as inúmeras formas de introdução do programa através de projetos já executados nas unidades educacionais.

“Acredito que uma fusão entre os assuntos horta escolar e meio ambiente, em muito tem a agregar no conteúdo escolar. Sabemos que a prática educacional é extremamente eficaz quando damos oportunidade da participação efetiva das crianças durante o processo” salientou Neusa.

Outros assuntos tratados foram o de nutrição e alimentação escolar. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Josilene Rubia Murara, repassou aos presentes inúmeras formas de transformar a horta escolar em uma potencial fonte alimentícia.

“Queremos mostrar para os educadores e demais integrantes do programa que uma horta escolar produzida dentro dos padrões elaborados pela própria secretaria traz inúmeros benefícios à criança. Não só na diversidade e adequação de cardápio, mas também pelo fato de um acompanhamento diário sobre os alimentos que irão ao prato de nossos alunos” comentou Josilene.

A SME, através de sua equipe da alimentação escolar elaborou uma proposta de um novo cardápio, intitulado como Cardápio Regionalizado. A proposta é fazer com que os cardápios das escolas da rede pública municipal tenham autonomia de acordo com sua região.

“Em nossa cidade encontramos um grande número de comunidades, todas com culturas diferenciadas. Este cardápio vem para preencher estas nuances entre uma comunidade e outra. Sabemos que crianças que cresceram vivenciando um tipo de cultura, muitas vezes não se adaptam a um outro tipo de alimentação. Por isso procuramos minuciosamente conhecer os aspectos gastronômicos de cada unidade escolar” finaliza a nutricionista.

Participaram desta capacitação diretores de escola, professores, membros da APP, pais e merendeiras da rede pública municipal.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul – (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário