segunda-feira, 13 de julho de 2009

Conferência de Educação Empreendedora recebe grande número de convidados



“Gestores municipais passam, mas o trabalho sério e coeso fica. Temos certeza que hoje estamos plantando uma proposta que pode render grandes frutos no futuro”.





Estas foram algumas das palavras do prefeito Milton Hobus, durante a primeira conferência de educação empreendedora, realizada na quinta-feira (9), no Hotel Aliança Express, em Rio do Sul.

Com grande presença de empresários, alunos e ex-alunos da rede municipal de ensino, o evento foi pautado pelas demonstrações de cases voltados ao empreendedorismo.





O aluno Ramon Passig, do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (CEPLAS), onde funciona a primeira Escola Modelo da cidade apresentou uma empresa virtual, desenvolvida nas aulas de empreendedorismo. Já a aluna Thaine de Souza, utilizou-se de técnicas de oratória para falar sobre “Mudanças Climáticas”.

Ex-alunos da Escola Modelo também compareceram para dar seu testemunho sobre o quanto a educação empreendedora teve papel importante nos estudos. Ambos hoje em dia funcionários de empresas riossulenses, disseram que um dos grandes pontos fortes da Escola Modelo é o programa Iniciação ao Primeiro Emprego, que visa trazer aos jovens uma nova ótica do mercado de trabalho. O treinamento através de palestras e conhecimento prático ajuda na escolha da futura profissão.

A empresa Unimed Alto Vale apresentou um case de trabalhos voltados à educação. A empresa, que é parceira de projetos como nas aulas de tênis para crianças de escolas municipais, desenvolveu um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação chamado Óleo de Cozinha Reciclado, que tem com intuito a contribuição na preservação do meio ambiente.

O prefeito se disse emocionado em ver a apresentação dos alunos e o envolvimento de parceiros na realização de programas educacionais. Hobus expos algumas propostas sobre o ensino em período integral, que atenderá 100% dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, já a partir do próximo ano. “Este é um grande passo para a manutenção de uma proposta de educação empreendedora”, comentou.


A Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, apresentou os diversos projetos promovidos


O evento também foi marcado pela assinatura do termo de parceria entre empresas, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, o qual assegura a continuação de projetos e programas na área educacional.

Outro ponto importante do evento foi a entrega de um certificado de parceria oferecido pela Secretaria Municipal de Educação a todos os parceiros. Empresas e instituições com Unidavi, Unimed Alto Vale, SENAI, SIMMERS, JCI, CONAJE, Malharia Belinha, Star Luck, ACIRS, entre outras, foram homenageados pelo prefeito e secretária de Educação.


Vitor Goetten de Lima, representando a Star Luck, recebeu das mãos do prefeito municipal um certificado pelas parcerias realizadas com a Secretaria de Educação


__________________________________

Alunos apresentam dicas de economia


Alunos fizeram questão de autografar o Manual das 50 dicas de Economia Familiar, produzido por eles


A conferência foi encerrada com a apresentação de um folder contendo 50 dicas de economia familiar, elaborado por alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli, do bairro Barragem. Neste folder as crianças buscaram alertar sobre alguns cuidados que as pessoas devem ter ao coordenarem seu orçamento mensal. Dicas e desenhos sobre economia com a luz elétrica, água e alimentos ilustram o folder.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Departamento de Comunicação
Secretaria de Educação - (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário