quinta-feira, 16 de julho de 2009

Recesso Escolar


Conforme estabelece o calendário escolar 2009, alunos da Rede Municipal de Ensino que estudam no ensino fundamental (1ª à 8ª série), entram em férias a partir do próximo dia 20 de julho, retornando em 3 de agosto.

Os centros de Educação Infantil não terão recesso em virtude do Programa Centro de Educação Infantil 12 Meses, que desde 2005 oferece o serviço de atendimento às crianças das unidades de ensino infantil.

Ao todo a Educação Infantil tem matriculadas 2.950 crianças em toda a rede de ensino do município e há uma expectativa de atendimento praticamente integral durante o recesso, devido ao programa municipal. Os 2350 alunos do ensino fundamental estarão de férias.

Professores passam por capacitação


Os professores da rede municipal vão poder aproveitar o recesso escolar para participar de cursos de capacitação promovidos pela Secretaria de Educação. Entre os dias 20 e 22 de julho, os cerca de 500 profissionais terão diversas atividades para treinamento.

No dia 20, a capacitação se estende a todos os professores da rede, tanto da Educação Infantil, como do Ensino Fundamental. Neste primeiro momento, que acontece a partir das 19h, no Cine teatro Dom Bosco, os professores assistirão ao espetáculo “Naquele Tempo”, apresentado pela Companhia Zulu Canibal Ator e Bonecos.

Após, a palestra fica por conta do Promotor Marcelo Mengarda, de Rio do Sul, com o tema: “A responsabilidade dos professores diante dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Nos dia 21 e 22 de julho, as capacitações serão voltadas a professores do Ensino Fundamental. Esta segunda parte da capacitação acontece no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). As oficinas e palestras começam às 7h30min e encerram às 17h30min, nos dois dias.

Temas de trabalho - dia 21 de julho

- Prevenção e Saúde na Escola;
- Práticas Pedagógicas;
- Aplicabilidade das tecnologias no processo educativo;
- As múltiplas faces da Educação.


Temas de trabalho - dia 22 de julho

- Alfabetização, letramento e Alfabetização em matemática para os Anos Iniciais;
- Comunicação, Expressão, Lógica, Cálculo, Raciocínio Lógico: Produção de atividades e projetos interdisciplinares;
- Inclusão Social, Dificuldades de Aprendizagem, Rotina Escolar: A orientação pedagógica como equilíbrio educacional.
Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - (47) 3531-1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário