quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conferência municipal debate diretrizes da educação



Cerca de 250 pessoas, entre professores, alunos, gestores educacionais e sociedade civil estiveram presentes na Conferência Municipal de Educação, realizada ontem, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – Unidavi.





Durante o evento, os participantes acompanharam apresentações culturais, como foi o caso da equipe de Dança do Ventre, da Fundação Cultural de Rio do Sul, além da exibição do tema “Mudanças Climáticas”, apresentado pela aluna Thaine de Souza, do Centro Educacional Pedro dos Santos.




Em seguida, o tema “Responsabilidade da Comunidade Escolar na Garantia do Direito da Criança e do Adolescente” foi comentado pelo Juiz de Direito da Comarca de Rio do Sul, Edison Zimmer, que também responde pela Vara da Infância e Juventude.


Segundo o magistrado é de extrema importância a participação de pais e educadores no processo educacional das crianças, todos devem estar cientes da responsabilidade que tem em preservar os direitos da criança e do adolescente em seu ambiente escolar.


O Juiz de Direito, Edison Zimmer, explanou sobre a responsabilidadeda Comunidade Escolar na vida dos alunos


“Os alunos passam grande tempo de sua infância em sala de aula. É neste momento que o papel dos pais e dos educadores tem grande importância na formação do caráter de cada indivíduo” comentou Zimmer.


O prefeito municipal Milton Hobus falou em seguida sobre os projetos riossulenses no que tange a reformulação do conceito educacional da cidade. Propostas em áreas como saúde, esporte e cultura pautaram a fala do prefeito.


“Nossos trabalhos são atrelados, sabemos que para obtermos bons resultados na área da educação, que hoje é nosso foco, não podemos deixar de lado o investimento na saúde, no esporte e em qualquer outra área” reforçou Hobus.


Ele ainda enfatizou a participação de gestores e de alunos neste evento, já que segundo ele, há uma grande carência de pessoas que discutam as diretrizes da educação, seja em âmbito municipal, estadual ou nacional.


“Fico feliz em ver a participação maciça de jovens neste evento, este é um sinal que poderemos contar com eles no futuro. Estas reivindicações que hoje são pauta deste evento, poderão ser cobradas com muito mais propriedade futuramente, já que eles mesmos fizeram parte do processo” finaliza.


No período da tarde, os presentes participaram de 06 eixos de discussões:


I – Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: Organização e regulação da Educação Nacional

II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

III – Democratização do acesso, permanência e sucesso

IV – Formação e valorização dos profissionais da educação

V – Financiamento da educação e controle social

VI – Justiça social, educação e trabalho: Inclusão, diversidade e igualdade



Participantes debateram diversas temáticas


Depois dos debates, os participantes realizaram a plenária final, votando em possíveis alterações, modificações e sugestões para a proposta que será levada para a Conferência Regional de Educação, que acontece no dia 27 de agosto, também em Rio do Sul.



Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - (47) 3531-1100
edu.comunicacao@riodosul.sc.gov.br
www.riodosul.sc.gov.br/sme

Nenhum comentário:

Postar um comentário