segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rio do Sul destaca-se em projetos ambientais

Alunos e educadores de Rio do Sul estão se tornando grandes defensores do meio ambiente. Isso se deve pela participação efetiva em projetos como o “Verde é Vida”, da Afubra, e o projeto “Piava".

Ambos são propostas fomentadas pelo poder público e empresas privadas, as quais procuram envolver as entidades educacionais na disseminação da proposta de preservação ambiental.


Projeto Verde é Vida


O Parque Municipal da Doce Festa, em Vidal Ramos, foi sede da Reunião Pedagógica Especial de Encerramento do 7º Ano Ambiental do Projeto Verde é Vida, programa socioambiental da Associação dos Fumicultores do Brasil ( Afubra ).

No evento, ocorrido no dia 26 de junho, alunos e professores puderam acompanhar várias apresentações artísticas. Destaque para a dramatização de um texto do jornalista Rogério Henrique Jönk, escrito especialmente pela criação do Parque Chapéu das Águas, de Vidal Ramos.

Para o coordenador regional do Verde é Vida, João paulo Roberti, o sucesso do projeto deve-se às parcerias com os municípios. Ele ainda elogiou o trabalho de professores e alunos.

Alunos do Ceplas recebem certificado pela colaboração ao projeto


O Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli – Ceplas, foi premiado como a escola que mais recolheu sementes, o que lhe garantiu o primeiro lugar, além de um cheque no valor de R$ 269,00.


Além deste prêmio, o Ceplas foi condecorado através de seu grupo ambiental, os Gnomos da Natureza, os quais desempenham inúmeros trabalhos em prol do meio ambiente.


Os números do 7º ano ambiental foram os seguintes:


63 municípios
251 escolas
71 mil alunos
3.739 ações desenvolvidas pelas escolas parceiras


Projeto Piava

Seis professores da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul participaram da 1ª Oficina de Gestão de Recursos Hídricos das Sub-bacias do Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul: Metas de qualidade da água, a qual foi realizada em Pouso redondo, no último dia 09 de julho.


Nesta reunião participaram membros dos seguintes municípios: Pouso Redondo, Santa Terezinha, Taió, Laurentino, Rio do Campo, Salete, Agronômica e Rio do Sul.

O Projeto Piava tem como norte a preservação e fiscalização das fontes hídricas da Bacia do Rio Itajaí. Diversas empresas são parceiras do projeto.

Diogo Rodrigo Vieira Sebold
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Rio do Sul - (47) 3531-1100

Nenhum comentário:

Postar um comentário