sexta-feira, 25 de setembro de 2009

13º Encontro do GESTAR II Língua Portuguesa








Dia 09/09/09, aconteceu o 13º encontro dos Professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Educação.

A formadora do Programa GESTAR II, Regina Bazzani Kretzer, apresentou o levantamento da triagem sobre Consciência Fónológica em gráficos, aplicada nos doze Centros Educacionais com 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Nesse encontro, a formadora Regina e a fonoaudióloga Emanoelle, preparam uma oficina prática orientando os cursistas de como auxiliar os alunos com problemas de trocas surdas e sonoras, inversão de letras, representação múltipla, omissão de letras e acréscimo de letras.

Foi solicitado aos cursistas que retirassem do texto palavras que apresentassem as letras F e V e as colocassem num cartaz de pregas; separassem as palavras quanto ao número de sílabas e as classificassem; circulassem a sílaba tônica e as classificassem quanto a posição; recortassem -nas conforme o número de sílabas; brincassem de robô (imitar o som da letra); trabalhassem com frases embaralhadas; destacassem palavras para completar usando as letras R e RR e outras (representação múltipla); elaborassem frases iniciadas com a mesma letra e brincassem de "stop".

Ficou combinado para o próximo encontro que cada cursista escolheria um texto do TP6 e trouxessem atividades sobre consciência fonológica.

Após a oficina, tivemos as apresentações dos Avançando na Prática, unidades 21, 22 e 23 do livro GESTAR II TP6 de Língua Portuguesa.

Secretaria Municipal de Educação
Regina Bazzani Kretzer
Divisão de Apoio às Práticas Pedagógicas
Telefone: (047) 35311120

Nenhum comentário:

Postar um comentário