quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Encontro de Coordenadores de Horta Escolar e Meio Ambiente - MEC/FNDE

A Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação Neusa Girardi, participou do Encontro de Coordenadores do Projeto Educando com a Horta oferecido pelo MEC – Ministério da Educação e FNDE -Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, nos dias 31 de agosto a 2 de setembro, na cidade de Seropédica- Rio de Janeiro. O curso foi realizado nas dependências da EMBRAPA -Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.

Este projeto está sendo multiplicado pela coordenadora Neusa Girardi na Rede Municipal de Ensino e tem um valor importantíssimo para alunos e professores, pois muitas de nossas Unidades já realizam um trabalho relacionado a horta escolar e sabem desta importância.

“Uma horta também proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre, oportunizando realizar trabalhos manuais e satisfação de ver o desenvolvimento das plantas... é fundamental que a agricultura cresça no mundo com sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural”, salienta a coordenadora de projetos Neusa Girardi.


O projeto horta escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes de escolas e comunidade por meio das hortas escolares.

Neste Encontro, Coordenadores de Meio Ambiente e Horta Escolar foram a campo realizar atividades referentes a Agricultura orgânica e adubação verde, Produção de vermicomposto em ambiente de horta escolar, Produção de defensivos alternativos, Planificação de produção das hortas escolares e inserção da Horta Escolar no Projeto político pedagógico. Todo trabalho foi orientado por professores coordenadores do MEC e professores da EMBRAPA -Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Participaram deste encontro professores coordenadores de cidades dos estados de SC,RS,PR,MG,RJ,GO.

Secretaria Municipal de Educação
Neusa Girardi
Coordenadora de Projetos e Programas
(047)35311120

Nenhum comentário:

Postar um comentário