quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O PROJETO CARDÁPIO REGIONALIZADO GANHA PÁGINAS DA REVISTA QUALIDADE & NUTRIÇÃO


Mais uma vez a Alimentação Escolar de Rio do Sul é destaque em publicação nacional. O projeto "Cardápio Regionalizado" implantado em julho de 2009, ganhou as páginas da revista QUALIDADE & NUTRIÇÃO que traz uma matéria intitulada - CARDÁPIO REGIONALIZADO: UM PROJETO QUE DEU CERTO.
Como mostra a matéria abaixo:


CARDÁPIO REGIONALIZADO:

UM PROJETO QUE DEU CERTO


Em julho deste ano a Prefeitura de Rio do Sul/SC, cidade do Alto Vale do Itajaí entre a Serra do Mar e a Serra Geral, viu a necessidade de otimizar a utilização de produtos alimentícios distribuídos entre sua rede de ensino.

E foi com esse objetivo, que as responsáveis técnicas do setor de alimentação escolar do município, a química de alimentos, Alessandra Xavier de Liz e a nutricionista, Josilene Rubia Murara, elaboraram o Projeto “Cardápio Regionalizado”.

Durante as etapas do programa, os Centros Educacionais e Centro de Educação Infantil foram divididos em regiões. Tal iniciativa foi tomada partindo do princípio que escolares de uma mesma região possuem hábitos alimentares semelhantes.

Depois foram agendadas reuniões na Secretaria Municipal de Educação, com a direção e uma merendeira de cada Unidade Educacional, seguindo um roteiro previamente estabelecido e dividido por rotas.

Nesses encontros, a representação de cada Centro Educacional e Centro de Educação Infantil expuseram as preferências e intolerâncias dos alunos, além de auxiliar na elaboração do melhor cardápio para a região da qual faz parte.
Finalizadas as reuniões e definidos os cardápios, as quantidades de alimentos foram quantificadas. E antes de serem oficializadas, as listagens passaram por mais uma verificação das merendeiras de cada Unidade, para que tais valores pudessem ser ainda mais preciosos.










Na foto, Prefeito Milton Hobus, o Vice Garibaldi e a Secretária Janara, acompanham uma das reuniões do Projeto.


Quando foi implantado o Projeto na cidade?
Alessandra e Josilene – Apresentamos o Projeto dia 10 de Julho de 2009. Estiveram presentes na apresentação o Prefeito Municipal, Milton Hobus, o Vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, a Secretária Municipal de Educação Janara Aparecida Mafra, a Secretária Adjunta de Educação, Adriana Maísa Níkel Weztein, além da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Diretores de Escolas e Auxiliares de Serviços Gerais. E logo em seguida, foi implantado no dia 13 de julho.

Conte-nos um pouco mais de como surgiu essa idéia do “Cardápio Regionalizado”?
Alessandra e Josilene – Surgiu diante da necessidade de respeitar os hábitos alimentares dos alunos. Otimizar a utilização dos alimentos distribuídos e adequar as quantidades dos mesmos, além de promover hábitos alimentares saudáveis.

Quantas escolas existem e quantas refeições são servidas na rede de ensino de Rio do Sul?
Temos 36 escolas. Sendo: 2.911 alunos de Educação Infantil, com 11.644 refeição/dia. Outros 1.557 alunos de Ensino Fundamental, com 1.557 refeição/dia e 754 alunos de Educação Integral, com 2.262 refeição/dia. O município produz um total de 15.463 refeição por dia.

Como é composto o Cardápio Regionalizado e quais as principais diferenças entre as regiões?
Alessandra e Josilene – Os Centros Educacionais foram divididos por região, considerando que os alunos de uma mesma região possuem hábitos alimentares semelhantes. Foram agendadas reuniões na Secretaria Municipal de Educação, com a diretora e uma merendeira de cada Unidade Educacional, seguindo um roteiro previamente estabelecido e dividido por região. Durante esses encontros, a representação de cada escola expôs as preferências e as intolerâncias dos alunos, além de auxiliar na elaboração do melhor cardápio para a região do qual faz parte. Finalizadas as regiões e definidos os cardápios, as quantidades de alimentos foram definidas. Nós mesmas fizemos uma última conferência in loco, antes das quantidades de alimentos serem oficializadas. As diferenças mais acentuadas foram para os alimentos formulados, ex: Bebidas lácteas, sagu, gelatinas, pudins e caldo de peixe. Alguns vegetais como a batata doce, diferenciando-se na forma de preparo. Outro exemplo é da farinha de mandioca, onde em algumas unidades ela acompanha todas as refeições e outras não fazem o uso.

Quais os benefícios que a implantação deste projeto trouxe ao Município?
Alessandra e Josilene – Conseguimos a redução do desperdício porque só estamos enviando para as Unidades alimentos que são realmente consumidos. Deixamos de comprar grande parte de alimentos formulados de um custo elevado por acharmos que seriam bem aceitos pelos alunos, e durante a elaboração do projeto comprávamos que tais alimentos são preteridos por grande parte dos escolares. Desta forma os substituímos por alimentos mais nutritivos e baratos.


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