terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Formação Continuada para professores dos Ciclos de Aprendizagem em Joaçaba - SC

        Nos últimos dias 04 e 05 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu aos professores dos Ciclos de Aprendizagem (1º ao 5º ano) Formação Continuada promovida em parceria com a Universidade do Oeste Catarinense - UNOESC.
A formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidade da formação inicial.

        O conhecimento adquirido na formação inicial se reelabora e se especifica na atividade profissional, para atender a mobilidade, a complexidade e a diversidade das situações que solicitam intervenções adequadas. Assim, a formação continuada deve desenvolver uma ação investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado.

        A formação continuada de caráter reflexivo considera o professor sujeito da ação, valoriza suas experiências pessoais, suas incursões teóricas, seus saberes da prática e possibilita-lhe que, no processo de ensino/aprendizagem, atribua novos significados a sua prática e compreenda e enfrente as dificuldades com as quais se depara no dia a dia.

        Sendo assim, o convênio de cooperação celebrado entre o município de Rio do Sul e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, tem como objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos Ciclos de Aprendizagem do município de Rio do Sul, no sentido de melhorar a qualidade do ensino na área da Alfabetização, Letramento e Linguagem, Lógica e Cálculo Matemático, melhorando assim, as condições de trabalho e contribuindo para o aprimoramento da prática pedagógica educacional.
        No dia 04/02 os professores debateram temas como Alfabetização e Letramento para o Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º ano) e Matemática e Raciocínio e Lógica Matemática para o Ciclo Complementar de Aprendizagem (4º e 5º ano).

        No dia 05/02 as palestras foram A magia da leitura para o Ciclo de Alfabetização e Problemas de Aprendizagem e Inclusão Social para o Ciclo Complementar de Aprendizagem.
Os professores sairam satisfeitos com a Formação e reivindicaram novas Formações Continuadas como essa em Joaçaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário