sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cidadania..

Secretaria Municipal de Educação reativa Grêmio Estudantil em Rio do Sul

Alunos representantes de cada Unidade

Na manhã desta quinta-feira 22, professores, diretores, pedagogos e alunos das séries finais da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul, reuniram-se no auditório da Secretaria de Educação, para debaterem sobre assuntos referentes a Reativação dos Grêmios Estudantis, nas unidades Municipais de Ensino.

Estiveram presentes no encontro, a Secretária de Educação, Janara Aparecida Mafra, Presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Maçaneiro, Vereador e criador do Projeto de Lei que regulamenta os Grêmios Estudantis, José Thomé, Presidente do DCE da UNIDAVI, Roberto Kaestner e o Representante da UESC – União Estudantil de Santa Catarina, Derique Hohn.

Vários assuntos foram discutidos, dentre eles os objetivos dos Grêmios Estudantis bem como as ações que cabem a eles desenvolverem.

Para o Vereador José Thomé, o mais importante não é a lei que o regulamenta, mas sim a questão da motivação, da movimentação dentro da escola, fazendo valer os direitos e deveres, tornando os alunos lideranças na comunidade. “Vou fortalecer a bandeira e concretizar este movimento estudantil”. Finaliza.

O Presidente de Honra do Diretório Central dos estudantes, da UNIDAVI, Roberto, caracterizou o Grêmio Estudantil como um movimento iguarista, do qual se reivindica e negocia ações dentro da escola, levando em conta o diálogo. Segundo ele, o movimento estudantil deixa experiências inesquecíveis que serão fundamentais para o crescimento pessoal e profissional dos alunos.

O encontro proporcionou um diálogo entre os presentes, havendo troca de ideias com abertura para sanar as dúvidas mais frequentes, através do representante da UESC, Derique, que palestrou sobre os objetivos do Grêmio, quais as ações e projetos que podem ser concretizados, criando políticas públicas no sentido de formação de cidadãos.

“Não basta viver a democracia, mas fazer a democracia. Ser representante de um Grêmio estudantil é estar ativamente vivendo e fazendo democracia”. Conclui.

Outros encontros serão marcados para planejamento do estatuto e organização dos Grêmios nos sete Centros Educacionais de Séries finais da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário