sexta-feira, 23 de abril de 2010

Destaque!

Conheça o texto que emocionou o público no I Concurso de Oratória da Secretaria Municipal de Rio do Sul.

A Autora do texto é Thaine de Souza, de 13 anos, aluna do CE Pedro dos Santos.

Uma Rio do Sul Melhor

Após a sua colonização, nosso município, envolto pela Mata atlântica, era moradia para os índios Xokleng. Um núcleo populacional chamado Braço do Sul formou-se às margens do rio Itajaí-Açu. Este, passou a se chamar Bella Aliança e, 1912. Com a emancipação política em 1931, o local passou a se chamar Rio do Sul.

Rio do Sul, hoje nossa linda capital do Alto Vale, com suas belas paisagens, seu povo hospitaleiro e trabalhador, transformando em realidade os sonhos de uma comunidade:

-O Hospital Regional; O Instituto Federal ( antiga agrotécnica); A UNIDAVI ( a primeira faculdade da região).

A vida em nossa cidade inclui algumas características de outras cidades interioranas. Muitos jovens chegando das comunidades rurais, com o objetivo de cumprir sua jornada escolar. Vejo nossa juventude e penso no futura da população riossulense:

Empresários; Comerciantes; Cientistas; Professores; Políticos; Servidores Públicos; Esposos e esposas...

Dizem que o futuro a Deus pertence, mas sei que existe a responsabilidade humana, na construção de um futuro melhor. O futuro que vejo, pode ser diferente do que estamos vivendo hoje, sem drogas, sem preconceitos, sem vandalismo e sem corrupção talvez...

Se plantarmos o bem, colheremos o bem no futuro.

Bem, que bem? Você faz o bem? Pra quê? Pra quem?

O problema é que não se fala no bem e sim nos bens. O pós- modernismo fragmentou o lar jogando na privada os valores essenciais da família: Amor, respeito, educação, lealdade e honestidade. São valores quase extintos. Passou-se a pensar somente em “ter”. Ter:

- O carro do ano; A roupa da moda; O celular mais moderno...

Diálogo é cada vez mais raro no convívio familiar. Os desentendimentos, as agressões são cada vez mais frequentes e isso acaba refletindo na sociedade de modo geral... As pessoas matam umas as outras, por motivos banais, brigas de trânsito, dívidas de trinta reais.

Felizmente existem muitas pessoas que querem colaboras com uma vida em grupo melhor e para isto não precisamos sacrifícios ou todo o nosso tempo, afinal precisamos trabalhar para sobreviver. Mas, podemos colaborar desde um sorriso pela manhã, um bom dia ao meu vizinho e , posso ir além com atitudes como propor a ensinar o que sei, mesmo que você ache pouco. O pouco que sabemos, pode ser muito para alguém que nada sabe sobre o assunto.

Sabe...Se você parar para pensar uma simples atitude é capaz de tornar seu dia melhor

Num dia destes meu pai estava me levando para a escola e chovia muito, no meio da rua um carro parado e vários motoristas desviando e reclamando, xingando o motorista por estar impedindo o trânsito, então, meu pai parou o carro, desceu na chuva e foi ajudar o motorista a empurrar o carro para o estacionamento. Uma atitude simples que fez a diferença. Fiquei muito orgulhosa. É... É isso que podemos sempre procurar, soluções, dar sugestões ao invés de perder tempo e gastar nossas energias reclamando. Podemos promover ações que serão capazes de tornar a vida de alguém mais feliz. Talvez o que você tenha seja pouco, mas existem muitos que nada tem.

Enfim, rio do Sul não pode parar e é nossa responsabilidade, minha e de cada jovem cidadão riossulense, pensar, planejar e construir o futuro de nossa cidade.

A Rio do sul do futuro precisa ter cidadãos responsáveis que respeitem uns aos outros, que respeitem e preserve i meio ambiente, que sejam pessoas empreendedoras, sonhadoras, que lutem por seus sonhos, defendam seus ideais, saibam reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres.

Mas para que Rio do Sul seja cada vez mais bela , com suas ruas se multiplicando e oferecendo melhor qualidade de vida aos que a amam e necessitam dela para viver, precisamos desde já de uma educação de qualidade, pois só pessoas conscientes e bem preparadas farão a diferença tornado nossa cidade uma Rio do Sul Melhor.

E eu, quero fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário