segunda-feira, 28 de junho de 2010

Saber Saúde

Profissionais da Educação recebem Capacitação do
 Programa Saber Saúde


A Secretaria Municipal de Educação através da Diretoria de Ensino iniciou nesta sexta-feira, dia 25 de junho de 2010, a Capacitação Continuada do Saber Saúde, um Programa do Ministério da Saúde, de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco de Câncer nas Escolas.

A Coordenadora do projeto Neusa Girardi, da Secretaria de Educação fala o quanto é importante estar trabalhando com os professores este conteúdo, pois o câncer é a segunda causa de morte por doença no país e se medidas urgentes não forem tomadas, passará a ser a primeira até 2020.

Nesta capacitação participam professores, diretores, pedagogos da Educação infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais e finais). Onde recebem todas as informações nesta capacitação e levam para suas unidades materiais que auxiliam no trabalho de prevenção dos fatores de risco do câncer e outras doenças.

O material recebido tem artigos nas áreas de Saúde, Psicologia, Pedagogia, Meio Ambiente, Educação Física, Comunicação Social, Sociologia e História, que apresentam de forma suscinta, informações fundamentais para melhor compreensão do trabalho a ser desenvolvido.

Contém sugestões de atividades sobre como abordar o tema, fazendo uma integração horizontal e vertical dos conteúdos curriculares, que podem ser ampliadas segundo a criatividade, a necessidade, a possibilidade do momento, do grupo e da realidade local.

O enfoque desses artigos está direcionado ao tabagismo que é o fator de risco que tem relação causal melhor estabelecida no surgimento do câncer e é a maior causa isolada evitável de adoecimento e morte no mundo.

A capacitação acontece de forma presencial e a distância. Os próximos encontros já foram agendados, com socialização do trabalho em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário