Seja jornalista por um dia!!!
A promoção realizada pelo Jornal de Santa Catarina recebeu as inscrições até o 10 de setembro.
A ação tem como objetivo incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes do Vale do Itajaí. Para participar, os estudantes devem estar matriculados no Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino e enviar textos, charges, fotos ou tiras relacionados a assuntos que o Santa costuma tratar em suas páginas.
Os alunos selecionados terão seus trabalhos publicados em uma edição especial em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, e conhecerão todo o processo produtivo do jornal. Participarão também de um evento de premiação na Bunge Alimentos, no dia 20 de outubro, e ganharão certificado de participação, brindes e uma carteira de Jornalista Por Um Dia, que permite acesso ao arquivo do Santa durante um ano. A escola com maior número de inscrições ganhará um computador.
O CE Aníbal de Barba do Bairro Canta Galo inscreveu nove textos. Confira:
-----------------------------------------------
Ruan Matheus Buzzi
8 Anos
MEIO AMBIENTE: CAOS NO MUNDO
Muitas pessoas jogam lixo nas ruas, por isso estão acontecendo muitas enchentes, as ruas ficam alagadas, as plantas morrem, o ar fica poluído, nós não respiramos muito bem...
As pessoas cortam as árvores e não replantam. Não façam isso, ajudem a mãe natureza: recicle o lixo. Todos só estão pensando em si mesmos, não pensam no que a natureza tem. Tudo isso está sendo poluído, os animais estão comendo lixo que é jogado nas ruas e nos rios e com isso estão morrendo, e os rios também.
A poluição prejudica a própria saúde do ser humano, só que o ser humano está pensando somente no seu conforto e não na natureza.
Por isso a natureza está revoltada com o ser humano. Ela deu a oportunidade para o homem viver bem e ele está estragando tudo e a natureza está triste, por isso tem furacão, enchentes, seca, resumindo: um caos no nosso meio ambiente.
Podemos mudar tudo isso, começando hoje mesmo a fazer a nossa parte.
Ajudando a natureza estamos ajudando a nós mesmos a viver mais e melhor.
---------------------------------------------
Ruan Matheus Buzzi
9 Anos
MEU MAIOR SONHO DE CRIANÇA
Sou uma criança de nove anos e durante esse tempo todo tenho um cuidado especial com todos os animaizinhos, independentemente da raça do animal, se vejo um gato ou um cachorro machucado, sem a pata, sem rabo ou sem olho me dá dó e tenho uma vontade de leva-lo para minha casa. Todos para mim são lindos.
Só não entendo como existem pessoas que maltratam os animais nas florestas, caçam e capturam para exibirem como troféu ou simplesmente pelo prazer de ferir os animais indefesos. Há também pessoas que abandonam seus bichinhos de estimação, também há pessoas que usam os animais para obter lucro como no circo, sendo que o lugar desses animais é na floresta, livres.
Certa vez, eu tinha dois anos e vi minha avó cortando uma galinha e chorei de dó da galinha. Certa vez também, perguntei para minha mãe se é normal eu gostar mais dos animais do que das pessoas e ela carinhosamente me respondeu que o importante é sentir amor. Onde moro conheço todos os cachorros da minha rua e assim sou conhecida por todos que admiram o amor que sinto pelos bichos.
Um dia estava passando na minha rua e pela primeira vez vi o Bicudo e ele me avançou e outro dia ele veio assustado perto de mim e eu dei comida e água para ele e até hoje eu estou com ele.
Resumindo toda esta história, o meu maior sonho de criança é ser veterinária para proteger, cuidar e estar próximo dos animais!
-----------------------------------------------------
Matheus Arthur de Paula
9 Anos
MEU SONHO, MEU PAI...
Sabe gente, a minha vida é assim: Meu pai, o Geremias, foi jogador de futebol de salão quando era novo. Jogou em vários times importantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
E em 1991 ele foi convocado para jogar na seleção brasileira de futsal, ele era bom mesmo. Viajou com a seleção para a Espanha e ficou um mês lá, fez muitos jogos importantes. Depois foi três anos convocado para a seleção catarinense, ele era um atleta e tanto!
Por isso, quando crescer eu gostaria de ser como ele, jogar em vários times bons, ser considerado um ótimo jogador. Estou treinando para isso acontecer e espero que aconteça.
Pois sabe que eu seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse seguir os passos do meu pai.
-----------------------------------------------------
André Gonçalves
8 Anos
MEU SONHO
Meu sonho é ser jogador de futsal e ver pessoalmente o Neymar e o Ganso, porque eles têm uma boa habilidade em futebol.
Jogo todas as quartas-feiras no Ginásio Municipal e somo quantos gols fiz todas as quartas.
Sábado e domingo jogo bola no quintal da minha casa, eu adoro futebol!
Torço pelo Internacional e tenho orgulho de ser colorado, mas minha família torce pelo Vasco e eu também, mas de coração mesmo sou inter e Seleção Brasileira.
Assisto todos os dias ao Globo Esporte e domingo sempre assistimos ao Fantástico e o quadro que adoro é o “bola cheia e bola murcha”.
Quase todos os dias assistimos a RBS e no outro dia RBA e assim por diante. Quando eu for um profissional irei dividir o dinheiro com toda a minha família e com certeza um dia serei um ótimo jogador de futebol.
--------------------------------------------
Natalia Pavanelo Lunelli
8 Anos
NATUREZA, MINHA VIDA
Meu nome é Natalia e tenho oito anos, desde pequena eu amo a natureza e meu sonho é ter um jardim na minha casa, com flores, borboletas e muitas árvores.
Tudo que eu ouço falar é sobre a destruição do meio ambiente e que os homens parecem que não podem ver uma árvore que já querem derruba-la. Isso me deixa muito triste, pois amo muito a natureza, essas pessoas não sabem do problema que estão causando, pois uma árvore já dá uma diferença e como eles cortam um monte já dá uma diferença enorme!
As árvores produzem o oxigênio para respirarmos, mas parece que esses homens (que cortam as árvores) não sabem disso.
Por isso que devemos cuidar muito bem da nossa floresta e do meio ambiente: Cuide do nosso Planeta.
-----------------------------------------------------------
Maria Luiza de Souza
9 Anos
O MEU SONHO
O meu sonho é ser cantora, eu amo cantar vários tipos de músicas mas o que mais quero é conhecer o Juntin Byeber de perto, o Luan Santana e o Restart. Quero participar de todos os shows, bandas, inaugurações do Restart. Mas para tudo isso eu sei que é preciso estudar e muito, aprender coisas diferentes, legais e divertidas para fazer na minha faculdade, quero fazer tudo certinho.
Tenho certeza que vou conseguir fazer tudo isso, porque já sei cantar várias músicas do Luan Santana e do Restart e também quando eu não tenho nada para fazer eu fico cantando, às vezes eu vou com minha mãe no centro comprar revistinhas do Justin Byeber, do Luan Santana e do Restart, eu comprei um caderno do Justin Byeber e até achei um joguinho da Barbie de vestir o Justin Byeber. Vou conseguir ser cantora de um jeito ou de outro e estou estudando para isso acontecer.
---------------------------------------------------
Nathalia Jasper Voltolini
8 anos
O QUE QUERO SER QUANDO CRESCER
Eu quero ser muitas coisas quando crescer, por exemplo: veterinária, médica, dentista, jornalista, ser uma apresentadora, falar na rádio, cantora, dançarina, modelo, empresária e muitas outras coisas.
Mas sou muito pequena para trabalhar ou escolher uma profissão, pois tenho apenas oito anos, mas isso tudo passa pela minha cabeça e tudo isso parece ser bem fácil de se concretizar.
Minha mãe e meu pai dizem que, é muito bom ser criança, que eu devo aproveitar o máximo de tempo possível para eu brincar e estudar.
Mas tenho tempo para pensar, quando eu estiver pronta para prestar vestibular, já devo ter concluído o meu sonho de profissão.
De uma coisa tenho certeza: todos terão uma profissão um dia!
-----------------------------------------------------------
Arécio Vargas Junior
9 Anos
RUMO AO GOL!
Meu sonho é ser goleiro, o melhor, mais do que melhor, quero ser um goleiro ótimo e eu não sei se vou ser goleiro da Seleção Brasileira, mas gostaria de ser!
E não sei se vou chegar perto do Doni e do Gomes, mas tentarei chegar!
Para isso acontecer, preciso treinar e estudar bastante e também do incentivo dos meus pais, amigos, parentes e de todos para que eu nunca desista deste sonho.
Já sou goleiro, mas preciso evoluir muito para ser melhor, treino todos os sábados lá no Dom Bosco.
Sempre meus pais conversam comigo explicando que tenho que ser insistente em tudo. Muitas vezes é difícil chegar ao grande sonho, a luta também é válida, em pequenas conquistas e experiências que vivo ao longo dos meus nove anos.
O sonho só deixa de ser sonho, quando não sonhamos mais e ele se torna realidade.
-----------------------------------------------------
Paulo Henrique Warmling
9 Anos
SER JOGADOR DE FUTEBOL!
Tenho nove anos, mas desde os cinco anos queria ser jogador de futebol, quero jogar na Seleção Brasileira e no time do Internacional, gostaria muito de chegar perto do Robinho e do Pelé.
Eu me chamo Paulo Henrique Warmling, as pessoas me chamam de Paulo, mas meus amigos me chamam de Paulo Henrique Ganso para me deixar nervoso, mas isso não me deixa irritado.
No futebol eu sou atacante e às vezes jogo como goleiro, mas tem gente melhor do que eu que são os meus colegas: o Matheus M., o Matheus Arthur, Rafael, Wualinton e o Arécio que são os meus amigos, eles também podem se tornar grandes jogadores como o Robinho, Kaká, Luis Fabiano e até mesmo o Pelé!
Quando meus amigos vêm aqui em casa, a primeira coisa que vamos fazer é jogar bola na minha casa.
Na Copa do Mundo de 2010 assisti todos os jogos do Brasil, na minha casa e na escola. Vou começar a treinar futebol com o professor de Educação Física que se chama Tatí.
Na minha casa moram a minha irmã, meu pai e minha mãe, às vezes jogam uma bolinha comigo e minha mãe fica de juiz e assim começa uma partida de futebol lá em casa.
O presente que mais gostei de ganhar é uma bola do meu pai, pois a minha bola havia furado ao jogar contra a parede.
Eu amo jogar futebol!
---------------------------------
Agora é só torcer para que sejam vencedores!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário