quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CEI Ilse Soldatelli

MUNDO ENCANTADO DA IMAGINAÇÃO




Centro de Educação Infantil Ilse Soldatelli
Projeto: Mundo Encantado da Imaginação
Jardim: 2 B
Idade das crianças: 4 a 5 anos
Professoras: Sonia Aparecida Klutenberg Hiller e Maria Benta Nascimento


Cronograma: Este projeto será aplicado no decorrer do ano de 2010 entre os meses maio à dezembro.

Objetivo Geral: Instigar a imaginação através da leitura, levando a criança a ouvir, cantar e inventar histórias.

Objetivo Específico: Ampliar por meio da música e das histórias, o vocabulário infantil; permitir a manifestação livre da criança oralmente, através de desenhos e brincadeiras; aprimorar sua capacidade de expressão plástica, musical, verbal e corporal, expressando-se livremente; trabalhar a coordenação motora fina, através de cantigas de roda, contos de fada, histórias infantis, colagem, trabalhos de expressão artística, fantoches e o reconhecimento das letras. Despertar interesse para a escrita, leitura e brincadeiras; incentivar a criança a se expressar musicalmente e corporalmente, instigar o contato da criança com livros de histórias, contos de fada, cantigas de roda, desenvolvimento da lógica entre o plano real e a fantasia.


Justificativa: O presente projeto intitulado “Mundo Encantado da Imaginação”, originou-se durante os momentos em que observávamos as crianças pela admiração por histórias infantis e cantigas de roda. A música está presente em diversas situações no nosso cotidiano, pois a criança muito antes de falar, já emite diferentes tipos de sons, ampliando os modos de expressão musical, tornando-se um instrumento fundamental para formação da criança... “ é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto de educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente”.( RCNEI 199, p.45)
A criança vive num mundo todo seu, povoado de sonhos e fantasias. Entretanto na realidade ela é também um dos muitos habitantes deste mundo turbulento, onde a maioria das vezes seus sonhos não podem ser realizados.


Para fugir da realidade a criança cria fantasias. As vezes, o ideal da criança coincide com o real, mas assim, isso só a interessará quando introduzida no seu mundo de fantasias.
Todas as atividades da criança, podemos dizer que se realizam em um plano lúdico.
Contar histórias é oferecer-lhes alimento para este seu mundo. Além disso, elas são fontes maravilhosas de experiências, através delas as crianças podem ampliar o seu horizonte e conhecer melhor o mundo que a cerca.


Fundamentação Teórica: A criança em fase de desenvolvimento necessita de estímulos externos para ampliar seu conhecimento e adquirem novas habilidades.


“Evidentemente, a vida social é mais importante para a estimulação da inteligência do que as demandas do ambiente físico” (p.21). A psicologia sócio-histórica de Vygosky.
Segundo Moyles (2002, p.106), para brincar de modo efetivo, as crianças precisam de companheiros de brincadeiras, espaços ou áreas para brincar, materiais para brincar, e que o brincar seja valorizado pelas pessoas que o cercam. Oportunidades para brincar em pares, pequenos grupos, sozinhos perto de outras pessoas, com adultos. Tempo para explorar, através da linguagem, aquilo que fizeram e como elas podem descrever a experiência. Tempo para continuar o que iniciam (uma vez que muitos trabalhos valiosos não são concluídos), experiências para aplicar e aprofundar aquilo que já podem fazer. Estimulo encorajamento para aprender e fazer mais. Oportunidades lúdicas planejadas e espontâneas.


Para Moyles (2002), o brincar pode ser dividido em: brincar intelectual e brincar social/emocional.
Como já descreveu Noam Chomsky (Castro apud ARRIBAS, 2004,p.177), “... o ser humano, desde que nasce, tem uma predisposição natural para a aprendizagem lingüística”.
A interação entre a aptidão inata e a aprendizagem adequada orientada pelo adulto capacita a criança a entrar na comunidade linguistica e na cultura á qual a linguagem lhe permite ter acesso.
Podemos dizer que a linguagem tem um papel decisivo no desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Vygotsky (Castro apud ARRIBAS, 2004,p.178), diz que: “... a medida que ela aprende a usar as palavras, desenvolve conceitos, isto é, idéias a respeito dos acontecimentos, assim como das relações que existem entre eles”.

Para Piaget, quando a criança aprende a falar, já elabora inúmeras Hipóteses se caráter abstrato, relacionado ao tempo, à casualidade. “...a linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto estima e auto-conhecimento, além do poderoso meio de interação social.” (p.49)

“Mais importante que ser inteligente é saber usar a imaginação.” (Albert Einstein)

Metodologia:


  • Realizar brincadeiras de roda e com brinquedos;

  • Modelar com massinha;

  • Pintar desenho livre;

  • Contar histórias;

  • Produzir desenhos a partir das histórias;

  • Cantar e dançar músicas ou cantigas;

  • Produzir histórias a partir dos desenhos;

  • Recortar e colar;

  • Apresentar teatro de fantoches;

  • Elaborar cartazes;

  • Confeccionar dedoches e máscaras;

  • Dramatizar histórias e cantigas (simbolizando o mundo e o que vive nele. Mundo ideal (amor, família unida); Mundo da violência (drogas, brigas);

  • Fazer receitas de bolo;

  • Realizar passeios e registrar com desenhos;

  • Construir jogos (acerte o alvo, boliche,o castelo de golf);

  • Confeccionar livrinhos de cantigas de roda e histórias;

  • Enfeitar a sala com móbiles;

  • Criar lembranças de cada data comemorativa (festa junina, dia dos pais, independência, dia da criança e natal);

  • Construir cantinho da leitura (foguete do “Mundo Encantado da Imaginação”);

  • Anexar trabalhos em caixas decoradas pelas crianças.

    Materiais Utilizado:

  • CDs de cantigas de roda, DVD de histórias encantadas;

  • Livros infantis;

  • Aparelho de som;

  • EVA, papel ofício, papel cartão,cartolina, papel crepom;

  • Lápis de cor, giz-cera, canetinhas;

  • Cola (tenaz), colorida;

  • Tinta guache;

  • Massinha de modelar;

  • Balões;

  • Tesoura, pincéis.

  • Materiais de sucata (garrafas “pet”, caixas de gelatina (vazia));

Avaliação: A avaliação será realizada de forma processual e continua, levando em consideração o desempenho o aproveitamento da criança durante todo o processo de ensino aprendizagem. É feita diariamente em todos os momentos, observando as reações de cada criança, o professor acompanha individualmente.
O momento de apreciação da exposição traz indícios de exploração e contribui para a apuração do olhar de todos os envolvidos. A interação das crianças com os materiais e como elas se expressam através deles. O mais importante é proporcionar a experimentação de diferentes materiais, interagindo com os amigos num ambiente brevemente organizado.


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