quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Análise Microbiológica das Mãos dos Manipuladores de Alimentos de Escolas Públicas Municipais de Rio do Sul/SC




 Por existirem vários tipos de contaminação de alimentos e também vários fatores que contribuem para aumentar a probabilidade de contaminações alimentares, a Secretaria Municipal de Educação, através do setor de Alimentação Escolar pensou em evitar essas possíveis complicações, colocando em prática o projeto Análise Microbiológica das Mãos dos Manipuladores de Alimentos de Escolas Públicas Municipais de Rio do Sul/SC, que irá detectar através do Teste Swab as referidas bactérias “Staphylococcus aureus e Coliformes fecais”.


Nos dias 26 e 27 de outubro todas as merendeiras da Rede Pública Municipal estiveram na UNIDAVI na II Capacitação com o tema: “MÃOS! PERIGOS E CUIDADOS COM SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO”.

O objetivo deste projeto é focar na educação sobre a higiene correta das mãos e o cuidado na manipulação dos alimentos a serem servidos aos nossos alunos.


O projeto deu início no mês de Fevereiro/2010 e o término será em Novembro/2010.

O critério para a seleção das escolas que estão participando a frente deste projeto foi a representação por bairro (regiões).

As escolas são:

- Centro Educacional Roberto Machado no bairro Progresso: Com 02 manipuladores de alimentos e atendendo 379 alunos;

- Centro de Educação Infantil Aquarela no bairro Laranjeiras: Com 01 manipulador de alimentos e atendendo 100 alunos;

- Centro Educacional Daniel Maschio no barra da Itoupava: Com 02 manipuladores de alimentos e atendendo 174 alunos;

- Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli no bairro Barragem: Com 02 manipuladores de alimentos do Ensino Fundamental atendendo 668 e 01 manipulador de alimentos da Educação Infantil atendendo 202 alunos;

- C.E.I. Déa Bornhausen no bairro Bela Aliança: Com 01 manipulador de alimentos atendendo 64 alunos.

Segundo a Química de Alimentos e responsável pelo projeto Alessandra de Liz, revela que há uma preocupação em relação à alimentação oferecida aos alunos da Rede Municipal, pois são cerca de 16.185 alimentação servida por dia.
 
“Por isso nossas capacitações, orientações e visitas in loco faz parte de um trabalho contínuo, mesmo que muitas vezes seja algo repetitivo nós sempre orientamos sobre as normas de higiene da manipulação dos alimentos, higiene pessoal, do ambiente de trabalho e valorização do profissional. Devemos focar muito na higiene, pois as mãos destes manipuladores de alimentos é o principal instrumento de trabalho. Todas as nossas merendeiras participam das capacitações e colocam em prática tudo que aprendem. E os resultados estão sendo positivos por parte delas”. Finaliza a Química de Alimentos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário