quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vivências

ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO PRIMEIRO EMPREGO INICIAM ESTÁGIOS



A Vivência Profissional é a última etapa do Programa de Iniciação ao 1° Emprego realizado na Rede Pública Municipal de Ensino. As vivências acontecem no formato de pequenos estágios realizado no período de duas semanas.

As funções profissionais de cada aluno foram estipuladas de acordo com o perfil de cada um, diagnosticado através de exercícios na Atividade de Espaço Central e Apoio Psicológico .

O Programa posiciona-se como Educação Empreendedora. “Empreender dentro da Escola inclui duas coisas importantes em nossa consideração, enquanto Secretaria Municipal de Educação: ser capaz de atender às exigências curriculares fazendo constantes adaptações e ultrapassando-as para garantir a preparação diante de um futuro desafiador”, enfatiza a Chefe de Divisão Responsável pelo projeto, Adriana Bonaldo.


Bryan Klug, aluno do Ceplas, estagiando no Foto Marzall


A Secretaria Municipal de Educação conta com a parceria de empresas concedentes ao estágio: SESC, VIVO EMPRESARIAL, REGATA MOTO, MAQUINÁTIA, UNIDAVI,ESPAÇO FIAT, JORNAL NOVA ERA, MAJARÊ, BATRIA GLOBO, FOTO MARZALL, MARCELO SPORT, SOFTHOUSE, POSTO SEOLA, RIOSUL TINTAS, CASA DAS BEBIDAS, IMA, COSTA PÚBLICA, CARLAN, MALHARIA BELINHA, AQUARIUS BEL,SIGA BEM, SOL NASCENTE, AMOR PERFEITO, SUNDOWN MOTOS, DICAVE, PREFEITURA (EDUCAÇÃO E GABINETE DO PREFEITO), CÂMARA DOS VEREADORES, FUNDAÇÃO CULTURAL, TV STANKE, CI CANTA GALO, ANIBAL DE BARBA, CERÂMICA RAINHA, FOTORAMA, RACUNA PET, CEPLAS,FARMÁCIA JANAINA, VALPEL SUPERMERCADO SONNTAG, ADVOCACIA ROSANDRO.


Aluna do Ceplas, Daiane Maurício no gabinete do Prefeito

Após as Vivências haverá o “Momento Colóquio” em que cada aluno apresentará suas experiências profissionais, aberta à comunidade e convidados.

Através de subsídios teóricos, socializados num processo ensino-aprendizagem interdisciplinar, o Programa permitirá que o aluno forme redes de informações e percepções de tudo o que ocorre em tempo real no mercado de trabalho.

Estas vivências envolvem cerca de 140 alunos das 8ª séries da sete escolas cujo objetivos visa estabelecer relação com o conhecimento teórico e as experiências profissionais adquiridas no contato com o mercado de trabalho, desenvolver capacidade de detectar oportunidades de trabalho e cultivar a motivação para o bom desempenho profissional.

Este projeto está de acordo com LDB (Lei n°. 9.394/96) no inciso 2° do art. 1°, onde as questões das relações entre educação, trabalho e exercício de cidadania estão explicitas, através da ideia de que a educação brasileira deve preparar o aluno para o trabalho e para a convivência em sociedade, ou seja, o ato educativo deve ser constituído de um conhecimento (saber) e de suas ações resultantes desse conhecimento (fazer), cabendo ao educando, ao aprender, incorporar o novo saber a sua ação diária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário