quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Educação de Jovens e Adultos

Jovens e adultos concluem etapa de alfabetização




Foi com muita emoção que na noite de quarta-feira (14), 56 alunos estudantes do Programa Por um Brasil Alfabetizado concluiu sua primeira fase na vida escolar: a alfabetização.

Sendo uma iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, a Secretaria Municipal de Educação executa o programa, oportunizando jovens e adultos o acesso e a permanência com sucesso à escolarização a nível de alfabetização.


Os alunos que concluíram esta etapa receberam um certificado com 320 horas, que foi executado de março a novembro nos núcleos próximos aos alunos, tornando acessível o acesso dos mesmos na escola, com o apoio indescritível dos professores, que são voluntários, e não medem esforço para prestar apoio e motivar cada aluno.


Muitos depoimentos dados emocionaram ao público. Dar oportunidade de codificar e registrar a sua história de vida, a leitura de mundo, compartilhando experiências, ampliando horizontes, inserindo-os na vida letrada, valorizando-os como pessoa e contribuindo para o exercício da plena cidadania é o principal objetivo do programa.
Segundo a Secretária de Educação, Janara Ap. Mafra, “Estar presente num momento como este e ver os resultados brilhantes estão trazendo, mostra realmente que a Educação de Rio do Sul é de verdade”. Janara citou ainda o desejo de que os alunos permaneçam no programa, afirmando ter um planejamento na Secretaria de Educação para que no ano que vem o curso seja ampliado também para as fases de nivelamento das séries iniciais e finais do ensino fundamental.


A noite contou com a presença do vice-prefeito Garibaldi Ayroso, do Presidente da Câmara de Vereadores Dionísio Maçaneiro, da Sra. Waldete Rocha representante da Assistência Social, de amigos, familiares e educadores, que prestigiaram depoimentos de alunos e professores, foram homenageados e saborearam um delicioso coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário