sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Seminário Pedagógico


ABERTURA DO SEMINÁRIO PEDAGÓGICO 2011 TEVE PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE EDUCADORES


Professores atentos


O Seminário Pedagógico da Secretaria de Educação de Rio do Sul teve um total de seis palestrantes, levando integração, conhecimento e discussão de trabalhos para os profissionais da rede municipal de ensino de Rio do Sul. 

Na abertura do seminário na noite de terça-feira (1), o prefeito Milton Hobus, o vice Garibaldi Antônio Ayroso e a secretária de Educação, Janara Mafra deram boas vindas aos cerca de 800 professores de Rio do Sul e região que participaram do evento. Cada educador recebeu da Secretaria de Educação, um kit com bolsa, caderno, material do seminário e um squeeze.


Emoção e encantamento foram os sentimentos do público ao ouvir a Secretária Janara e o cantor Carlos, ao entrar com toda a equipe da secretaria, cantando a música "Amigos para Sempre". O Tenório Israel Chiqueti também emocionou a todos com duas canções.



O palestrante da noite foi o professor José Inácio da Silva Pereira, mais conhecido como “Professor Pachecão”, um dos mais emblemáticos representantes do estilo “aula show” do Brasil.


Ele falou por cerca de uma hora e meia, sobre como as dificuldades ao longo da vida como professor lhe deram grandes ideias para evoluir e se tornar hoje um profissional de respeito e com uma carreira promissora. “Não existe nada mais incrível do que a sala de aula, que mesmo nas adversidades, é o local da preparação dos nossos estudantes para a vida. E com boas propostas, o ensino é recompensador para todos”, garantiu.

As atividades na manhã de quarta-feira foi com o conferencista César Nunes, doutor em filosofia e história da educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o professor da Universidade de Maringá (PR), João Luiz Gasparin todas no Parque Universitário Norberto Frahm (PUNF).

Gasparin enfatizou a importância do planejamento, do educando como sujeito social do conhecimento. O professor deve ter um objetivo para seus ensinamentos. "Se o professor não souber porque está ensinando aos seus alunos, não deve ensinar". Além disso, a escola deve ser para o aluno um desafio e o professor deve problematizar, transformar o conteúdo em um desafio. 
João Luiz Gasparin
César Nunes - Humanizar é preciso

À tarde, Gasparin se reuniu com pedagogos e diretores e apresentou uma proposta de planejamento onde o processo de ensino se encontra numa perspectiva histórico-crítica da educação que evidencia cinco etapas para o trabalho docente: Pŕatica social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. 

Gasparin com pedagogos e diretores - planejamento

Por sua vez, César Nunes trouxe como tema "Educação emancipadora: humanizar os saberes e educar os afetos" que fez um retrospecto de todas as pedagogias que já não atendem mais a realidade brasileira. Ressaltou que, os professores devem buscar pelo conhecimento, pela leitura, levando a todos a reflexão de que o aluno precisa da escola, precisa da confiança do professor, precisa de uma segunda chance.


No período da tarde, os profissionais foram divididos por grupos temáticos, com palestras distintas para os professores da educação infantil, ensino fundamental - anos iniciais, anos finais e equipe pedagógica e diretores. 

Regina Shudo atendeu professores da Educação Infantil, onde mostrou às professoras que conhecimento científico e prática devem estar juntas  e, que toda atividade deve ter um objetivo concreto para que a criança consiga absorver o conhecimento. Regina lembrou que esta é a fase mais importante da criança  e as aulas da educação infantil devem ser um espaço onde o brincar é essencial, pois as crianças refletem, questionam e buscam, gradativamente, compreender as formas culturais nas quais ela vive, construindo a realidade que a circunda. 
Professoras Ed. Infantil - Prática

Os professores do ensino fundamental anos iniciais, obtiveram conhecimento sobre Ciclos com a Professora Adriana Conceição Santos dos Santos do Rio Grande do Sul e os professores dos anos finais, através do mestre em Educação, Paulo Roberto Sehnem, foram orientados sobre planejamento educacional, através de práticas pedagógicas. 


Ambos os palestrantes estiveram presentes nas Unidades Educacionais, nos dias 03 e 04, assessorando os educadores quanto ao planejamento dentro dos programas de ensino da rede e sanando dúvidas para auxiliar neste processo.


Adriana e Paulo Roberto - assessoria




As aulas da Rede Pública Municipal de Ensino têm início no dia 09 de fevereiro.

Equipe com Pachecão e João Luiz Gasparim

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