segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia da Água

22 de Março

O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.


Dia Mundial da Água
Por Adalberto Joaquim Mendes e Patrícia Rosa Ramos

Instituído pela ONU, o dia 22 de março é o Dia Mundial das Águas. Com o objetivo de conscientizar o mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água. Água é Vida, a conservação dos recursos naturais de água potável é de responsabilidade de todos. Esse dia comemorativo é um momento de reflexão sobre esse elemento da natureza que é de vital importância para existência da vida na Terra.

A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos dos quais se destacam, dentre outros, o abastecimento de populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer e a navegação.

A Terra é formada por aproximadamente 70% de água, maior parte salgada e imprópria para consumo. A água doce, apenas 2,5% do total estão em lençóis subterrâneos ou congeladas nos pólos e apenas 0,007% estão em rios e lagos, disponível para consumo.

O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda água doce do planeta, entretanto, os 70% da água disponível, para uso, estão localizados na Região Amazônica e os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país para atender 93% da população.

De acordo com as informações disponíveis pelos órgãos oficiais no Brasil são produzidos cerca de 14 bilhões de metros cúbicos de água por ano o que corresponde ao consumo médio “per capita” de aproximadamente 145 litros por habitante por dia.

Notícias nada animadoras informam que os vazamentos, desperdícios, sub medição e outras perdas somam, em média, 40%%. No entanto, também é de conhecimento de todos que nem toda população tem acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O acesso aos serviços de saneamentos permite a redução das ocorrências das doenças por veiculação hídrica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, para cada dólar investido em saneamento básico economiza-se cinco dólares em medicina curativa, disponibilizando o cidadão saudável para o lazer e o trabalho.

O grande desafio do milênio é evitar a falta de água. Estudo da revista Sciences (Julho 2000) mostrou que aproximadamente dois milhões de habitantes enfrentavam a falta de água no mundo. Num quadro mais desanimador, a mesma revista informa que poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos países mais pobres.

As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgoto. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos não tratados, ou inadequadamente tratados, lançamento “in natura” dos esgotos sanitários em rios e lagos, bem como produtos químicos, industrial e de mineração sem controle.

A água doce é de extrema importância para vida humana e para todo ecossistema e se alguns desafios forem superados e toda população conscientizada sobre a importância da água teremos um futuro promissor, mas para que isso se torne realidade são necessárias, também, algumas ações por parte das esferas governamentais, entre elas:

- atendimento das necessidades básicas da população;

- proteção dos ecossistemas e mananciais;

- a administração de riscos; e,
 
- a valorização da água.

É importante destacar que no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água devem estar presentes nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar para que no futuro não falte.

Declaração Universal dos Direitos da Água

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.


Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


A Água e nosso FUTURO

De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.

Antes que esse dia chegue, imagine só como ficarão as pessoas que, no presente, já carecem de água. É o caso de cerca de 200 milhões de pessoas na África hoje e que, no futuro, podem chegar a 230 milhões sofrendo com a escassez de água.

O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.

No caso das regiões semi-áridas brasileiras, por exemplo, isto fica bem claro: a região tem um índice pluviométrico (quantidade de chuva) bem alto - mais alto até do que de muitas outras regiões. O problema é a irregularidade dessas chuvas, os chamados períodos de "seca". Adaptando-se a essa realidade, é possível manejar o problema da água na região e a vida de muitas pessoas melhoraria! É possível um futuro melhor para a população.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário