segunda-feira, 30 de maio de 2011

Concurso de Oratória JCI

PARABÉNS LUANA

A JCI de Rio do Sul promoveu no dia 26 de maio o Concurso de Oratória nas Escolas e a Rede pública Municipal de Ensino de Rio do Sul inscreveu dois participantes.

Com o tema: Qual é o meu jeito de mudar o mundo? os alunos Gabriel Montoaneli do Centro Educacional Roberto Machado e Luana  Costa do Centro Educacional Pedro dos Santos, que foram os finalistas da fase municipal que aconteceu em março, mostraram muita coragem e também muita desenvoltura parante ao público e aos jurados.

A participação de Luana, estudante do 7º ano conquistou a atenção, demonstrou domínio e conquistou o terceiro lugar no concurso.

Conheça o texto de Luana e faça como ela: ajude a mudar o mundo...

Aluna: Luana Costa dos Santos
Professora Orientadora: Eliana Ronchi


Meu nome é Luana Costa dos Santos, estudo no Centro Educacional Pedro dos Santos, cursando o 7° ano.
Qual meu jeito de mudar o mundo?

Mudar o mundo...

Mas o que significa mudar? Segundo o dicionário Aurélio quer dizer: Transformar. Melhorar. Tornar-se diferente do que era.

Mudamos e nos transformamos a cada instante, a partir de nossas atitudes e escolhas. Mudar não é fácil, mas é possível. Mudar implica em estarmos cientes de nossos erros e dispostos a fazer deste erro um degrau.

Transformar o mundo em que vivemos, deixando-o melhor para todos, sem guerras, injustiças e tantos outros problemas que presenciamos na atualidade, é certamente um desafio para toda humanidade.

Os problemas ambientais afetam os mais diferentes lugares do nosso planeta e estão destruindo a possibilidade de um futuro livre de poluição e de desastres naturais provocados pela ação do homem sobre a natureza. A poluição do ar, a contaminação dos rios, lagos e mares, a devastação das florestas e a extinção de seres vivos têm deixado nosso planeta órfão. E doente.

Não podemos pensar que nada temos com isso, e que nada podemos fazer. Com atitudes simples podemos muito. Podemos, ás vezes, deixar de andar de automóveis, que jogam tantos gases tóxicos na natureza, e que tal fazer uma caminhada ou andar de bicicleta?

Podemos participar de campanhas de reciclagem de lixo e coleta seletiva. Quantos dos presentes neste evento separam o lixo em suas casas? Qual o destino deste lixo? As autoridades também devem fazer a sua parte: com incentivos, como já há em algumas cidades, descontos no IPTU para pessoas que o separam, ou pelo menos ter a coleta seletiva, que ainda não contempla todo território nacional.

E já que falamos em lixo, não podemos deixar de falar sobre o que é jogado no chão. Esse lixo também causa problemas, ele vai para a tubulação de esgoto e acaba por entupi-la, causando enchentes e um rastro de destruição indescritível. Parafraseando Chico Xavier que disse “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”

Podemos ainda ter outras atitudes responsáveis para auxiliar na mudança do mundo: reduzir o gasto desnecessário de água, economizar energia elétrica, economizar papel, plantar árvores, utilizar produtos produzidos com materiais recicláveis, como as sacolas retornáveis. Mas tudo isso só terá resultados efetivos, se fizermos com consciência, se transformarmos essas atitudes em hábitos.

Temos um bom sinal de que à medida que os problemas vão se agravando, a humanidade está tomando consciência de que nós estamos vivendo uma verdadeira crise ambiental, e que se nada fizermos, se não fizermos a mudança acontecer em nós, estaremos passíveis a perder tudo que conquistamos em anos de evolução.

A sociedade precisa estabelecer uma nova atitude em relação à natureza, deixando de vê-la como um recurso econômico e sim, como elemento primordial para a nossa existência, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Muito Obrigada !





Nenhum comentário:

Postar um comentário