terça-feira, 31 de maio de 2011

Educação Infantil

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ILSE SOLDATELLI
JARDIM III – PROFESSORAS GLAUCE GISELE MACIANO E RUBIA TAMIRES CAMPESTRINI.

EDUCAÇÃO INFANTIL: QUANDO O INTERESSE DAS CRIANÇAS SE TORNA PRIORIDADE


Na educação infantil nos deparamos anualmente com turmas e desafios diferentes. Em muitas ocasiões, nossas turmas são heterogêneas, com dificuldades e interesses muito distantes, o que nos leva à elaboração de projetos que permitam contemplar todas as crianças.

Através de observação e elaboração de registros, vamos conhecendo as crianças e percebendo os temas que mais lhe interessam, seus medos e dificuldades.

Este ano, nos deparamos com uma turma de jardim III um tanto quanto homogênea, com interesses muito parecidos. No momento, findamos o projeto de adaptação iniciado no mês de fevereiro, onde as crianças construíram todo o espaço da sala (murais para a porta, mural de aniversario, combinados da turma, cartazes, rotina, etc) de acordo com suas preferências.


Desde o inicio da aplicação deste projeto, percebemos que as 25 crianças dessa turma tem um interesse comum pelos números. Com as atividades cotidianas, diálogos, brincadeiras, interesse contínuo pelo calendário, dias da semana e até mesmo a escolha dos brinquedos que trazem para o CEI nas sextas-feiras( geralmente jogos) as crianças demonstraram que tem muito potencial para a matemática.

Segundo do referencial curricular nacional para a educação infantil:

As crianças desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. [...] nessa perspectiva, a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. (p.207)

Levando isso em consideração, já temos em mente a elaboração de um projeto que proporcione à turma do jardim III o encontro com seus temas favoritos.


É de nosso costume dialogar com as crianças para que opinem sobre os temas que querem estudar e estamos exatamente no período de transição entre o fim do projeto de adaptação e a chegada da festa junina. Logo, já estamos trabalhando em prol dos interesses dessa turma fascinada pelo universo dos números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário