terça-feira, 31 de maio de 2011

Avaliação

Rede Pública Municipal de Ensino realiza Avaliação Diagnóstica nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental


A Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul, buscando melhorar o aprendizado dos educandos, lançou a Proposta da Avaliação Diagnóstica, elaborada e aplicada pelos Professores Volantes com a Intervenção e acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

A Avaliação Diagnóstica tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento dos educandos, na busca da construção do conhecimento e reflexão nas práticas pedagógicas.

A proposta de elaboração da Avaliação Diagnóstica foi embasada na LDB, nos Programas de Ensino e Sistemática de avaliação da Rede Municipal, mediante uma reflexão e estudo desta fundamentação teórica, seguindo rigorosamente a proposta de ensino elaborada por profissionais da própria rede em questão, utilizando como roteiro temáticas/conteúdo programáticos já desenvolvidos nos anos anteriores pelos educadores.

O resultado da avaliação diagnóstica pode apontar uma necessidade de revisão do assunto que servirá de base para os seguintes, podendo assim ser trabalhado de forma individual e coletiva.

A avaliação diagnóstica faz parte do conjunto de tipos de avaliação num processo de ensino/aprendizagem e possui importância vital para sua qualidade, pois permite que a turma como um todo possa direcionar novas ações.

Esta avaliação foi aplicada nos Centros Educacionais da Rede Pública Municipal com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, em todas as disciplinas.

Foram abordados nesta sondagem, o conhecimento, a interpretação, a produção textual, a expressão, o raciocínio lógico, a reflexão, a análise, a contextualização e a argumentação, visando obter uma visão minuciosa da realidade da Rede Municipal de Ensino.

Com base nas sondagens, se percebeu um grau de dificuldade maior quanto a Leitura, déficit na interpretação de uma forma global nos temas e conteúdos abordados, além da carência no quesito domínio de concordância verbal e nominal nas questões descritivas, argumentativas, análise, expressão, raciocínio lógico e resolução de problemas.

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