terça-feira, 31 de maio de 2011

Mostra de Educação Empreendedora

Empreendedorismo


A terceira edição da Conferência e Mostra do Modelo de Educação Empreendedora, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no dia 27 de maio nas Associação Desportiva Duque de Caxias e contou com a participação de alunos, gestores e empresários de Rio do Sul.

Os alunos que integram a grade do Programa Primeiro Emprego fizeram a apresentação das Empresas Virtuais e passaram por uma avaliação da banca examinadora composta pelo empresário Anselmo Reginato, Adriana Cristina Buzzi Venturi que é empresária e Presidente do Lions Club de Rio do Sul, Fúlvio Cesar Segundo, Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIDAVI, Célio Bastos representante do Rotary Club e Daniela de Oliveira Bogo representante da Câmara da Mulher Empresária.

Os jurados tiveram que analisar diversos pontos como apresentação, oratória, a viabilidade da empresa, gestão de vendas e originalidade da empresa, além da clareza e o conhecimento. As empresas foram criadas pelos alunos que analisaram a concorrência, seus pontos fortes e fracos. A princípio as empresas estão somente no papel, mas nada impede de que no futuro tornem-se reais.

Os alunos vão perdendo a timidez e encaram até as câmeras da TV

No período da tarde, os presentes assistiram a uma palestra com Anselmo Reginato que de forma dinâmica mostrou os caminhos a serem seguidos por pessoas empreendedoras, de superar obstáculos, de buscar pela realização pessoal, familiar e profissional.

Após a palestra, os alunos do Programa Primeiro Emprego fizeram uma apresentação cantando a  música "La frase tonta de la semana" ensaiados pela professora de Espanhol Góya.

Anselmo Reginato e Regina Shudo

No segundo momento, a Educadora Regina Shudo ministrou a palestra "Empreendedorismo nas Profissões". Regina falou da importância dos estudos e da pró-atividade em buscar a realização dos sonhos e dos anseios, de ser criativo: "o empreendedorismo não abrange apenas empresários e comerciantes, qualquer profissional pode trabalhar o perfil empreendedor. Nos jovens algumas características, podem ser observadas, já na adolescência", afirmou Regina.


No final da tarde os alunos que apresentaram as empresas estavam ansiosos em saber o resultado. Os jurados avaliaram duas categorias: Plano de Vendas e Plano de Negócios Simplificado. Confira o Resultado Final:

Plano de Vendas:

1º Lugar - Empresa Magic Star
CEPLAS e Escola Modelo


Plano de Negócios Simplificado

3º Lugar - Empresa Restaura Sul
CE Daniel  Maschio

2º Lugar - Empresa "I Love Cand's .com
CE Willy Scheleumer

1ºLugar - Empresa Planet Food
CE Ricardo Marchi



Agradecimento especial aos parceiros que efetivaram a realização deste evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário