A Biblioteca do Educador da Secretaria Municipal de Educação estará promovendo durante o ano letivo de 2011 uma gama de cursos e capacitações para os professores da Rede. A primeira formação em fase de conclusão é o de Meio Ambiente - Desenvolvimento Sustentável, que acontece aos sábados na Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul, com uma carga horária total de 48 horas.
A professora Maria José Pompílio, que tem vasta experiência em pesquisas e consultoria na área ambiental, depois dos encontros teóricos levou as cursistas para um estudo de campo, a fim de observar a transformação do Meio Ambiente em Rio do Sul.
Vários pontos foram visitados e discutidos o assunto em questão. O motivo do passeio foi voltado para a elaboração de projetos, firmando também a teoria trabalhada durante todo o curso. Os pontos visitados foram:
• Encontro do Rios: A professora destacou neste espaço um contraste entre mata ciliar e a poluição das águas que acontece entre os dois rios, Rio Itajai D'Oeste e Rio Itajaí do Sul formando um único rio, Rio Itajaí Açú.
• Parque Harry Hobus: um lugar transformado pelo homem, toda a expansão da cidade foi feita de forma estreita em torno do rio, mas que ainda preserva a mata ciliar. A área é de preservação permanente pois em todo o local é cercado não havendo permissão para a exploração do homem.
• Bairro Boa Vista: A professora Maria José levou também a turma para o ponto mais alto da cidade para que as professoras observassem a expansão da cidade, onde a floresta está sendo devastada para a ocupação de novas construções.
• Alto Bela Aliança: as cursistas visitaram a Cachoeira da Magia onde puderam observar a transformação daquela floresta e da zona rural, nos morros e vales sendo modificadas pelo homem entre mata nativa e novas plantações de pinos dividem o mesmo espaço.
• Fundo Albertina: finalizando o passeio a turma seguiu para o Horto Florestal, onde é visível a degradação do meio ambiente. Local onde o agricultor deveria estar preparando a terra para a agricultura, faz o contrário, usa o solo para o plantio de pinos e eucalipto com meio econômico rentável.
Durante todo o dia a turma observou, questionou, discutiu e refletiu sobre as transformações do Meio Ambiente no Município de Rio do Sul. No próximo sábado (11) acontece o último encontro do curso.
A Secretaria Municipal de Educação agradece a participação dos educadores nesta formação continuada, pois a atualização constante significa qualidade no ensino e na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário