quarta-feira, 15 de junho de 2011

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ILSE SOLDATELLI
PROJETO: CONHECENDO OS ANIMAIS

O projeto conhecendo os animais está sendo realizado com a turma do Jardim IA com as professoras GEANE KUSTER PEREIRA e LUCIANA ELIAS CORREIA.



O tema do projeto despertou o interesse natural das crianças que, em geral contam com várias informações relativas a ele, tornando a aprendizagem prazerosa. Esta temática pode suprir necessidades e dúvidas das crianças, pois os animais têm uma importante presença no seu cotidiano ( desenhos animados, histórias, jogos,etc.) além disso possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões.

Outro aspecto que justificou o estudo é o fato de que frequentemente, as crianças misturam idéias fisionais de faz – de -conta, desenhos animados, histórias infantis e crenças populares que tratam dos animais de forma humanizada e distante da realidade, provocando conjunção no pensamento da criança que acaba assimilando conhecimentos errôneos sobre o assunto, por exemplo, entendendo que o urso é sempre um animal “bonzinho” e o lobo é “mau”.


Este estudo facilitou a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que estão sendo aprofundados e ampliados em vários estudos, provocando condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos desenvolver atitudes para preservação à vida e a natureza, proporcionando conhecimento de diferentes espécies de animais que estão presentes no seu dia- a -dia.

Até o momento, trabalhamos sobre alguns tipos de animais, suas características, habitat e outras peculiaridades relativas a cada espécie, com atividades diversas, cantigas, brincadeiras e pesquisa com a participação dos pais.


Neste sentido, ao ensinar sobre os animais, usamos metodologias adequadas ao objetivo proposto,utilizando recursos, materiais concretos, trabalhos em grupos e brincadeiras que trazem para a criança informações sobre o mundo próximo e distante a ela, apresentando perguntas sobre o assunto estudado, pois por meio de questionamentos a crianças e façam com ela queira aprender, utilizando informações presentes no seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário